terça-feira, 29 de março de 2011

Portistas são os únicos invictos

Oito meses depois do início dos campeonatos nacionais, o FC Porto deixou de partilhar com o Atlético a invencibilidade. A equipa lisboeta da II Divisão, Zona Sul perdeu anteontem com o Oriental, em casa, e deixou o FC Porto como único clube que ainda não consentiu derrotas.

Um feito com 25 jornadas, que dura desde o dia 14 de Agosto, mas que vai ter um duro teste no domingo, com a visita ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica. A equipa de André Villas-Boas apenas consentiu dois empates na Liga, o primeiro em Guimarães e o segundo em casa do Sporting. Se as contas forem alargadas a todas as competições, então o FC Porto soma três derrotas, uma com o Nacional para a Taça da Liga, outra com o Benfica na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal e a última com o Sevilha na segunda mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. Há ainda registo de dois empates, com o Besiktas na Liga Europa e com o Gil Vicente na Taça da Liga.

Entre os principais campeonatos europeus, há muito tempo que o FC Porto é a única equipa invicta. O Barcelona é o que se aproxima do registo portista, com uma derrota apenas, e o Real Madrid, com duas derrotas, vem logo atrás. Em França o Lille tem três derrotas, tantas como o Borrússia de Dortmund na Alemanha e o Manchester em Inglaterra. Em Itália o Inter soma quatro desaires.

Se o registo do FC Porto não encontra paralelo nas principais ligas europeias, é preciso descer até às profundezas do ranking da UEFA para se encontrar um país que albergue uma equipa sem derrotas. Trata-se do Sant Juliá, em Andorra, que em 14 jogos venceu dez e empatou quatro.~

in "ojogo.pt"

Sem comentários: