terça-feira, 29 de março de 2011

Sapunaru em dúvida para a Luz

Sapunaru não defrontou a Bósnia-Herzegovina no passado sábado devido a uma enterocolite forte, segundo noticiou a Imprensa romena, uma infecção que terá provocado vómitos e diarreia ao lateral do FC Porto. O internacional terá mesmo perdido 3,5 quilos na sequência dos problemas que se começaram a fazer sentir na passada terça-feira e que se manifestaram de uma forma mais aguda na véspera do jogo de apuramento para o Euro'2012 (sexta-feira), motivos que levaram Sapunaru a perder os treinos de quarta e quinta-feira. A questão que se coloca agora, caso se confirme a enterocolite, é saber se Sapunaru estará recomposto a tempo do clássico do próximo dia 3 de Abril, na Luz. "É sempre difícil pronunciar-nos quando não temos o quadro completo do problema, sem uma avaliação contínua e sem percebermos a dimensão da infecção. A questão pode ter sido provocada por uma bactéria ou um vírus. Mas se controlarem a diarreia e os vómitos, a perda de líquidos repõe-se com alguma facilidade. No entanto, é sempre bom ter algumas precauções", comentou Domingos Gomes, antigo médico do FC Porto. A confirmar-se, este quadro deixa para já Sapunaru em dúvida para o clássico. "Mas tenho a certeza de que o FC Porto está a acompanhar a situação, já que não se brinca com estas coisas no Dragão, pelo que deve estar tudo controlado", acrescentou ainda.

O regresso dos internacionais deverá ocorrer a partir de amanhã, pelo que nessa altura será mais fácil ao departamento médico azul e branco avaliar correctamente o quadro físico do defesa tendo em vista o jogo com o Benfica e a possibilidade de o deixar em condições de ser utilizado. Sapunaru, recorde-se, até nem tem boas memórias da última deslocação à Luz e dos problemas que surgiram no túnel de acesso aos balneários que levaram mais tarde a Comissão Disciplinar da Liga a suspendê-lo por seis meses, até o Conselho de Justiça da Federação reduzir a pena a quatro jogos, já depois de o FC Porto o ter emprestado ao Rapid de Bucareste.

Entretanto, Sapunaru permanece ao serviço da selecção, que, segundo a Imprensa romena, tem pelo menos mais dois casos semelhantes em tratamento. Hoje, a Roménia defronta o Luxemburgo em mais uma jornada da fase de apuramento para o Euro'2012.

Romeno ainda não perdeu em deslocações à Luz

Sapunaru já viu o FC Porto perder na Luz (1-0), na época passada, do banco de suplentes, ele que não foi utilizado nesse encontro, mas acabou expulso na sequência dos incidentes do túnel. Aliás, desde que joga em Portugal, o defesa nunca perdeu na Luz, empatando (1-1) em 2008/09, à segunda jornada, na sua época de estreia de Dragão ao peito. De então para cá, o romeno venceu sempre o Benfica, inclinando-se apenas no passado mês de Fevereiro, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal (2-0). Mas num encontro em que o FC Porto pode selar o título de campeão nacional, em caso do vitória, Sapunaru pode alcançar o seu 75º jogo de azul e branco, ele que tem sido poupado por André Villas-Boas desde os oitavos-de-final da Liga Europa, acabando por não jogar em Leiria e, mais recentemente, contra a Académica.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: