sexta-feira, 29 de abril de 2011

FC Porto 5 - Villareal 1 (Declarações video)

Falcao

"Já sou um fenómeno? Estou a dar os primeiros passos"

A bola do jogo que Falcao levou consigo para mais tarde recordar vale por quatro. O "póquer" do avançado desfez o "submarino amarelo" e o FC Porto até já pode espreitar para a final da Liga Europa. "Sinto uma alegria enorme, sobretudo por esta grande vitória do FC Porto. A equipa não se deixou ir abaixo e reagiu da melhor forma possível. O esforço dos jogadores foi fundamental", realçou, confirmando ao mesmo tempo ter apontado quatro golos numa só partida pela primeira vez na carreira. "Jamais esquecerei este jogo. Era impensável", testemunhou.
Os temas esgotam-se sobre Falcao, menos os golos - só para a Liga Europa já são 15. Sobre os que vão sendo marcados de cabeça, onde poucos chegam, aqui vai uma revelação: "É uma qualidade que tenho. O meu pai era um bom jogador de futebol e ensinou-me a cabecear". Feito o esclarecimento, o ponta-de-lança portista rejeitou o rótulo de fenómeno, o mesmo ou idêntico que havia atribuído, via Twitter, a Messi no dia anterior. "Se já sou um fenómeno? Ainda falta muito. Estou a dar os primeiros passos e, para já, só tenho que agradecer ao FC Porto pelas oportunidades que vou tendo. Há que continuar a melhorar", referiu. Passando do pessoal novamente para o domínio geral, Falcao aguarda a segunda mão das meias-finais da Liga Europa com cautelas. "Temos nesta altura uma vantagem considerável, mas é preciso ter cuidado na segunda mão, pois o Villarreal é muito forte em casa", avisou.

"Espero cumprir o contrato"

Na véspera do jogo, Falcao concedeu uma breve entrevista ao jornal "Marca", ao qual admitiu que seria bom ser o melhor marcador da Liga Europa. "É uma ideia que me seduz, mas não será fácil. De qualquer forma, troco os troféus individuais pelos colectivos", realçou. O diário espanhol quis igualmente saber qual será o futuro do avançado, que tem cada vez mais clubes interessados na sua contratação. "Só penso no FC Porto. Tenho mais dois anos de contrato e espero cumpri-los em Portugal. Se surgir algo excepcional, que decidam o que é melhor para todas as partes. O clube é que tem de se pronunciar. Estou muito agradecido ao FC Porto por ter confiado em mim", frisou.

Guarín
"Sonhando chega-se sempre longe"

Quando o Villarreal parecia esfregar as mãos de satisfação, Guarín voltou a ligar o "descomplicador" para o FC Porto acelerar na direcção de uma goleada das... modernas! O trabalho do colombiano, coroado com um oportuno golo arrancado a ferros, significou mesmo o princípio de uma reviravolta "notável". "Estivemos por baixo num jogo bastante difícil. Não está ao alcance de qualquer equipa dar a volta a um resultado desta forma e com tantos golos. Acreditámos no nosso trabalho e no nosso jogo. Só assim conseguimos rectificar", relatou o centro-campista, assumindo, sem problemas, que já deita o olho à final da Liga Europa em Glasgow. "É lindo sonhar com a final", reagiu, embora lembrando que ainda há uma segunda mão para disputar, ainda que numa situação amplamente confortável para o FC Porto. O conceito de beleza não é palavra vá para o jogador sul-americano. Será até uma curiosa filosofia de vida. "Sonhando chega-se sempre longe", atirou.

Discurso directo

"Levantar a Taça é um sonho que está ao alcance. Pesa 15 quilos? Então vou começar a ir ao ginásio para a poder levantar. Vamos desfrutar desta alegria, que é bem merecida. Demos um grande passo, mas temos que ter humildade para o jogo em Espanha"
Helton, FC Porto

"Temos uma segunda mão muito difícil, pois o Villarreal tem capacidade para fazer muitas coisas. Saímos com um bom resultado, por isso temos a obrigação de dar continuidade e manter a concentração"
João Moutinho, FC Porto

"Os adeptos têm muita ilusão, nós também, mas temos de ir passo a passo. Conseguimos uma vantagem ampla, mas não está nada decidido. O Villarreal tem uma grande equipa. Estivemos um pouco mal, no início, mas mantivemos a tranquilidade, pois o golo iria chegar; e temos a vantagem de ter um Falcao incrível"
Álvaro Pereira, FC Porto

in "ojogo.pt"











Sem comentários: