sexta-feira, 29 de abril de 2011

FC Porto um a um

A figura

Falcao | A noite em que El Tigre voou mais alto

Soberba noite de Radamel Falcao. Marcou quatro golos, algo que nunca tinha conseguido, e deixou Rossi a uma distância considerável na luta pelo título de melhor marcador na Liga Europa (agora tem 15, contra dez do italiano). O colombiano foi o segredo da reviravolta portista. Depois de uma primeira parte frouxa, liderou a equipa na segunda e deu o primeiro sinal aos 49 minutos, ganhando uma falta na área perante Diego López. Frio, encarregou-se de marcar o penálti e revitalizou a vontade da equipa em chegar à vitória. Se o terceiro golo foi o mais fácil, só tendo de empurrar para o fundo da baliza, o quarto e o quinto foram verdadeiros exemplos na arte de cabecear. Dois golpes que deram cabo das aspirações do Villarreal.

Helton | Regressou ao onze com uma exibição seguríssima. Evitou que Nilmar festejasse logo aos sete minutos com uma defesa impressionante e, sem nada poder fazer no golo de Cani, voltou a sobressair na parte final, ao parar um remate de Cazorla e a afastar o perigo nas bolas bombeadas para a área.

Sapunaru | Depois de uma primeira parte algo cinzenta, quase sempre amarrado à defesa e só com uma iniciativa ofensiva, após o intervalo melhorou imenso, sobretudo no tempo de entrada sobre os adversários e na qualidade de passe. Aliás, foi com um belo passe que o romeno assistiu Guarín no segundo golo portista.

Rolando | Se nem sempre foi possível segurar o irrequieto Rossi, o empenho do central português nunca esteve em causa. Ganhou muitos lances ao italiano e, feitas as contas, venceu o duelo.

Otamendi | As primeiras imagens que deixou nem foram as melhores, parecendo algo desconcentrado, mas soube reagir e, fruto de uma melhor leitura dos lances, foi vencendo o duelo com Rossi e Nilmar.

Álvaro Pereira | O uruguaio foi o espelho da equipa. Desconcentrado na primeira parte, exuberante na segunda. Mediante um posicionamento muito ofensivo, desprotegeu a retaguarda muitas vezes e deixou o caminho aberto para Nilmar atacar. Tal como no golo do Villarreal. A segunda parte foi totalmente diferente. Esteve mais eficiente a defender e não deixou de atacar, participando em várias jogadas perigosas.

Fernando | O amarelo que viu nos primeiros minutos fez com que refreasse a maneira como pressionou os adversários. Encravou o jogo, errou alguns passes, mas depois surgiu com um espírito renovado na segunda parte. Não teve medo de pressionar o detentor da bola e conseguiu várias recuperações.

Guarín | Sem estar a cem por cento fisicamente, na primeira parte andou a gasóleo e perdeu mais lances do que ganhou. E perdeu também o sentido da baliza. O Guarín que apareceu na segunda parte foi brilhante. Marcou um golo (de cabeça, depois de ter rematado com o pé esquerdo para uma defesa incompleta de Diego López) e esteve em outros dois (lançou Falcao, que depois sofreu falta dentro da área, e assistiu o colombiano na marcação exemplar de um livre). Mais determinante não podia ter sido.

João Moutinho | Durante largos períodos de jogo conseguiu ser o médio mais esclarecido, com recuperações e sendo a figura central na circulação de bola. Jogou de cabeça levantada e sempre sem complicar. Não viu o cartão amarelo (tentou na parte final…) e continua em risco de suspensão.

Hulk | Uma assistência para Falcao (terceiro golo), um remate que ainda bateu no poste e outro que Diego López defendeu para canto foram os momentos altos de uma exibição que também teve pontos baixos, com perdas de bola e fintas que não saíram.

Rodríguez | Manteve-se no onze e foi o primeiro que criou perigo, logo no minuto inicial, com um cruzamento para Falcao que Diego López interceptou. Pouco ajudou Álvaro Pereira nas tarefas defensivas e pareceu perdido durante a primeira parte, à excepção de um remate perigoso. Após o intervalo lutou mais, ganhou a bola na jogada da grande penalidade e pouco depois cheirou o golo com uma cabeçada.

Varela | Entrou na fase em que a equipa dominava e ajudou a apertar o pescoço aos espanhóis.

Souza | Ajudou a equipa a ter posse de bola.

James | Assistiu Falcao no quinto golo ao marcar um canto na esquerda.

Sem comentários: