sexta-feira, 29 de abril de 2011

UEFA: Villas-Boas pode ser o mais jovem vencedor

Recorde de Vialli no horizonte


Com a presença na final da Liga Europa muito bem encaminhada (para não dizer garantida), após a goleada ao Villarreal (5-1), André Villas-Boas começa a espreitar um novo recorde. O líder do plantel do F.C. Porto pode tornar-se o mais jovem técnico a vencer uma competição europeia (Taça/Liga dos Campeões, Taça UEFA/Liga Europa ou Taça das Taças).

A confirmar-se a viagem a Dublin, o português garante desde logo o estatuto de terceiro finalista mais jovem de sempre. A liderar este «ranking» está o inglês Bob Houghton, que ao serviço do Malmo perdeu a final da Taça dos Campeões Europeus de 1979 para o Nottingham Forest, quando tinha apenas 31 anos. Segue-se Ricardo Gomes, antigo jogador do Benfica, que aos 32 anos levou o PSG à decisão da Taça das Taças de 1997. O brasileiro foi então derrotado pelo Barcelona.

Mas como Houghton e Ricardo Gomes perderam essas finais, o recorde que André Villas-Boas pode bater pertence a Gianluca Vialli. O italiano era treinador-jogador da equipa do Chelsea que conquistou a Taça das Taças em 1998, diante do Estugarda (1-0). Ergueu o troféu com 33 anos, 10 meses e 4 dias. Se sentar-se num dos bancos de Dublin, Villas-Boas terá então 33 anos, 7 meses e 1 dia. Se erguer o troféu, torna-se o mais jovem técnico a vencer uma prova UEFA.

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Eduardo Cordeiro(São Paulo- Brasil) disse...

A VENCER DESDE 1893, AVANTE GLORIOSO F C P O R T O.