sexta-feira, 29 de abril de 2011

Rei Falcao

Absolutamente imparável e decisivo, Falcao continua a acumular recordes e com meia Europa presente no Dragão - Manchester United, Chelsea e Bayern, entre outros - não será de estranhar que as propostas comecem a chegar à SAD azul e branca. Vamos aos números: El Tigre fez 12 golos nos últimos seis jogos do FC Porto, o que é um recorde pessoal já que no máximo tinha facturado em cinco consecutivos. Nesta série soma um hat trick (Spartak) e o póquer de ontem, o seu primeiro no FC Porto, na Liga Europa e ainda golos ao Sporting (2), Benfica e Portimonense. Soma agora 16 golos na Liga Europa, com o do play-off, o que lhe permite não só deixar a milhas o anterior recorde portistas numa época europeia (Derlei, com 11 golos, em 2002/03), como igualar o recorde de Klinsmann na Taça UEFA, em 1995/96. Por outro lado, deixou Rossi a uma distância considerável e está bem posicionado para ser o melhor artilheiro do ano nas provas europeias. Messi tem 11 golos na Champions.

Para se ter uma melhor noção do significado de marcar quatro golos numa meia-final europeias, refira-se que disso não há registo este século. Em 1992/93, Van Basten fez um póquer ao Gotemburgo, mas numa fase de grupos da Champions que valia o passaporte para a final.

Mas há mais: com os quatro golos de ontem superou Jardel e passou a ser o segundo jogador portista com mais golos na Europa. Falcao tem agora 20, contando com o golo ao Genk no play-off, em duas épocas incompletas; Super-Mário precisou de quatro temporadas para chegar aos 19.
Marcadores Liga Europa

Nome Clube Golos

1º Falcao FC Porto 15*

2º Rossi Villarreal 10

3º Necid CSKA 6

4º Guarín FC Porto 5
Nilmar Villarreal 5
Kanouté Sevilha 5
Bony Sparta de Praga 5
Rudnevs Lech Poznan 5
Cavani Nápoles 5
Milevskiy Dínamo de Kiev 5
Dzsudzsák PSV Eindhoven 5

12º Cardozo Benfica 4
Hulk FC Porto 4
Kerzhakov Zenit 4

in "ojogo.pt"

Sem comentários: