sábado, 7 de maio de 2011

ANdebol: TRITURADOR

Avassalador, à sua própria imagem, o FC Porto Vitalis somou, em Águas Santas, o terceiro título consecutivo e o 16.º de uma história invejável. Na antepenúltima jornada, com a consagração ao alcance de uma vitória (29-33), os Dragões foram implacáveis pela enésima vez, replicando uma hegemonia inquestionável que lhe permitiu festejar muito antes do apito final.

A combinação de uma defesa ágil e compacta, quase impenetrável, e uma particular propensão para rentabilizar todos os movimentos de contra-ataque, explorando a destreza dos dois pontas, lançaram os Dragões para um parcial de 4-0, que nem na exclusão de Inácio Carmo sofreu interrupção.

O tricampeonato assumia contornos claros aos primeiros minutos, numa amostra do que estava ainda para vir, e a vantagem crescente atingiria os oito golos ao intervalo (11-19), num reflexo lógico do domínio azul e branco, especialmente vincado pela conclusão de Dario Andrade, que, mais do que ninguém, conquistou o direito ao descanso com a obtenção de oito golos.

Numa reacção expectável, o Águas Santas quis reentrar na partida, conseguindo, inclusive, encurtar distâncias, que Ljubomir Obradovic soube gerir, preservando uma margem de segurança que nunca baixou a barreira dos quatro golos, entre as várias oscilações sofridas pelo resultado e a introdução em jogo dos elementos menos utilizados.

Ainda com três minutos para jogar, o título estava já definitivamente entregue, e a festa, que começara nas bancadas, estendia-se ao banco portista, onde os lugares sentados proporcionavam espaço para as mais variadas coreografias, incapazes de perturbar o treinador dos Dragões, sempre atento e interventivo ao que se passava do lado de dentro do campo.

Apesar de previsível e antecipado nas contínuas celebrações, o final do jogo serviu apenas para intensificar cânticos e festejos, que nem os inconvenientes decibéis da instalação sonora do pavilhão foi capaz de silenciar. Os Dragões são tricampeões.

FICHA DE JOGO

Andebol 1, fase final, 8.ª jornada
7 de Maio de 2011
Pavilhão do AA Águas Santas, na Maia
Assistência: 1.100 espectadores

Árbitros: Flávio Carvalho e João Malhado

ÁGUAS SANTAS: António Campos (gr), Jorge Sousa (5), Eduardo Salgado (2), Eduardo Ferreira (1), Juan Couto (0), Marco Sousa (4) e Joel Rodrigues (4)
Jogaram ainda: Jorge Carvalho «cap.» (3), Pedro Cruz (9), Nuno Pimenta (1), Vasco Nogueira (0)
Treinador: Jorge Borges

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (gr), Ricardo Moreira (4), Filipe Mota (0), Inácio Carmo (7), Tiago Rocha (3), Nuno Grilo (4) e Dario Andrade (8)
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (gr), Gilberto Duarte (1), Pedro Spínola (2), Elias Nogueira (0), Wilson Davyes (4)
Treinador Lujbomir Obradovic

Ao intervalo: 11-19
Marcha do marcador: 3-8 (10m), 7-15 (20m), 11-19 (30m), 18-24 (40m), 23-29 (50m) e 29-33 (60m)



UM TÍTULO EM FAMÍLIA

Por entre o champanhe e os festejos, o www.fcporto.pt falou com três dos obreiros do tricampeonato. O treinador Obradovic, o capitão Ricardo Moreira e Dario Andrade, melhor marcador no encontro em Águas Santas, destacam o espírito da equipa, que todos consideram ser uma verdadeira família. Esta época, a Taça de Portugal é outro troféu para conquistar.

Ljubomir Obradovic: “Ainda podemos progredir muito”
“Na primeira parte conseguimos uma boa vantagem e na segunda tentámos acalmar e controlar o jogo. Este título é produto de uma família. Quando é assim, é mais fácil. Ainda podemos progredir muito. Esta é uma equipa bastante jovem e com espaço para crescer. Temos fome de crescer. Vamos procurar aquele golo que nos faltou para chegar à Liga dos Campeões. Portugal tem de participar e, se conseguirmos o apuramento, sabemos que o campeão português estará qualificado para o ano seguinte. O FC Porto joga um andebol rápido, com uma boa defesa, contra-ataque e a cabeça cheia de ideias no ataque.”

Dario Andrade: “Vamos pensar na ‘dobradinha’”
“Esta vitória é fruto de mais um ano de trabalho duro. Penso que fomos a melhor equipa ao longo do ano. Festejar assim, com tantos adeptos, é muito gratificante. O momento decisivo foi o jogo com o Benfica, em que conseguimos ganhar uma margem confortável no campeonato, mas este é o prémio para mais de 30 jogos. Ainda temos a Taça de Portugal, mas agora vamos festejar. Vamos primeiro pensar na tão desejada ‘dobradinha’ e só depois na próxima época.”

Ricardo Moreira: “Igualamos a melhor equipa de sempre”
“Este título tem muito significado, porque igualamos a melhor equipa do FC Porto de sempre, com três títulos consecutivos. Estamos a fazer história. Este é um grupo muito humilde e com vontade de trabalhar. Acho que não houve nenhum jogo decisivo, mas sim vários momentos em que tivemos vontade de ser melhores. Agora, queremos muito a Taça. No próximo ano, vamos tentar conseguir outra vez o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.”



in "fcp.pt"

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Estive presente no Pavilhão de Águas Santas, e o FC Porto proporcionou me mais uma enorme alegria.

A equipa entrou no jogo para se sagrar tricampeã já hoje, e impôs um ritmo inicial muito forte chegando a uma vantagem confortável, que lhe permitiu gerir o jogo até final.

Dario Andrade foi jogador preponderante neste arranque da partida.

Grande presença de massa adepta do FC Porto, que fez a festa em Águas Santas, sem problemas com os adeptos da casa, que para abono da verdade, também muitos eram portistas.

Cantaram-se os parabéns a Filipe Mota, houve festa de parte a parte. Foi bonito o ambiente no pavilhão.

É tocante a proximidade dos atletas com os adeptos, em particular com alguns que permanentemente acompanham as modalidades. E estes grandes portistas bem merecem!

Fui em clima de grande festa entre adeptos e jogadores que se festejou o Tri.

Uma palavra de apreço para as forças de autoridade presentes, que mantiveram a ordem sem impedir que nós adeptos em euforia, entrássemos no piso para abraçar os heróis.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

100% Dragão disse...

Boas

Mais uma alegria!

Parabéns a todos!

Abraço

http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/