sábado, 7 de maio de 2011

F.C. Porto-P. Ferreira (antevisão): festejar lucidamente

Dragões recebem troféu de campeão nacional, mas não podem facilitar. Objectivo de acabar sem derrotas a Liga continua de pé


O rei dragão junta-se aos seus para a devida coroação. É um domingo gordo, de festa anunciada, para a recepção do troféu relativo à magnífica conquista da Liga 2010/11. O F.C. Porto tem, no entanto, um objectivo desportivo por cumprir nos dois jogos que restam: acabar o imaculado percurso livre de qualquer derrota. 

André Villas-Boas assegura concentração máxima e garante que as festividades não vão inebriar o espírito de conquista azul e branco. O técnico do F.C. Porto elogia o adversário, fala de uma equipa que «sabe o que fazer com a bola» e espera um espectáculo digno da ocasião.

A euforia é notória, compreensível e mais do que justificada. O que é mais notável no meio de tudo isto é a capacidade da equipa vincar a fronteira entre o sagrado (a competição, os títulos) e o profano (a rebeldia, a irreverência na celebração). No próximo domingo terá mais uma oportunidade de confirmar esta postura de enorme lucidez. 

Rui Vitória «com prazer e sem medo» 

É de bom tom lembrar que o Paços de Ferreira ainda luta pela Europa. Os castores estão a dois pontos do quinto lugar e já mostraram em várias ocasiões que são, de facto, uma equipa atraente. Competência na posse de bola, vistas na baliza adversária, extremos fortíssimos no um para um. Quanto mais não seja, o Dragão terá um convidado muito interessante para a sua cerimónia particular. 

Rui Vitória, treinador-revelação, não esconde a admiração pelo futebol do Porto e diz que vai jogar «com prazer e sem grande medo». Um bom espectáculo em perspectiva, pois. 

Ausências de vulto: muitas e dos dois lados

Ausentes há vários de um de outro lado. André Villas-Boas, de resto, convocou os 18 atletas disponíveis. Fernando, Cristian Rodríguez, Emídio Rafael, Fucile, Varela e Kieszek falham a partida por lesão. Belluschi é a é a novidade maior na lista de convocados. O argentino já não joga desde 10 de Abril. 

No Paços de Ferreira, como Villas-Boas muito bem notou, há duas baixas de relevo: André Leão, patrão do meio-campo, e Mario Rondón, o melhor marcador da equipa com sete golos anotados. 

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Souza, Freddy Guarín e João Moutinho; Hulk, Falcao e James Rodríguez.

Outros convocados: Beto, Sereno, Otamendi, Rúben Micael, Belluschi, Mariano Gonzalez e Walter.

P. FERREIRA: Cássio; Baiano, Ozéia, Cohene e Maykon; Filipe Anunciação, David Simão e Leonel Olímpio; Manuel José, Pizzi e Caetano.

Outros convocados: António Filipe, Bura, Pedro Queirós, Bruno Di Paula, Nuno Santos, Padraig Amond e Nélson Oliveira. 

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã vai ser o jogo da consagração dos nossos valorosos campeões que resgataram o título de campeão nacional, com grande mérito e de forma indiscutível, e que alcançaram as finais da Liga Europa e da Taça de Portugal de forma brilhante.

Espera-se um excelente jogo de futebol. O Paços de Ferreira tem uma excelente equipa, e nós FC Porto vamos lutar por vencer mais este jogo, e assim tentar ambicionar terminar o campeonato com 2 vitórias.

Vai estar um estádio do dragão lotado, vai haver assim uma grande festa, que esperemos que se repita com a conquista da Liga Europa e taça de Portugal.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/