sábado, 7 de maio de 2011

Baía: «Não foi pelo Roberto que o Benfica não ganhou»

O guarda-redes espanhol dos encarnados não é o responsável pelo insucesso da equipa, na opinião da antiga glória do FC Porto


O Benfica perdeu o campeonato e a Taça de Portugal para o FC Porto, foi eliminado da Liga Europa pelo Sp. Braga, mas a culpa não é de Roberto e sim de todos. A análise pertence a Vítor Baía, ex-guarda-redes dos dragões.

«Um campeonato decide-se pela equipa e não por um elemento. O primeiro ano é sempre difícil e penso que ele [Roberto] tem grande qualidade. Pontualmente, pode ter tido erros normais para quem chega a uma realidade diferente. Mas não foi por aí que o Benfica não ganhou o campeonato e foi eliminado na Liga Europa», defendeu a antiga glória dos azuis e brancos, neste sábado, no Porto, citado pela agência Lusa.

Relativamente à sua ex-equipa, Vítor Baía disse que o sucesso dos azuis e brancos nesta época só pode ser surpresa «para quem anda distraído». Quanto às diferenças entre o actual campeão e aquele de 1987, 2003 e 2004, o antigo jogador preferiu elogiar todos.

«Eu não gosto de comparações. Também não gostava da comparação da nossa com a de 87. Cada equipa, no seu momento, escreveu com letras de ouro a história do FC Porto e todos em conjunto temos quota parte de responsabilidade pela história bonita do FC Porto nacional e internacionalmente», defendeu.

Quanto ao êxito de André Villas-Boas, Vítor Baía coloca-o no topo da lista dos melhores treinadores portugueses, mas ainda longe do El Especial. «O Mourinho é o melhor do mundo e o André está no início de uma carreira fulgurante, de grande talento e espero que possa vir a estar na elite dos melhores treinadores do mundo, porque de Portugal já está certamente», argumentou.

Afastado do futebol, depois de deixar o cargo de director das relações externas do FC Porto, Baía está com vontade de regressar: «O futebol é a minha vida e, se surgir uma oportunidade de voltar, voltarei com todo o gosto. Há uma relação umbilical com o FC Porto e vamos ver o que acontecerá.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: