terça-feira, 17 de maio de 2011

André Villas-Boas. O Panoramix da aldeia invencível

Nem Panoramix, o druida da aldeia invencível, desdenharia uma poção mágica tão duradoura como esta do FC Porto, em que nenhum jogador tem medo que o céu lhe desabe na cabeça. "Culpa" (entre aspas para dar um ar... "je ne sais quoi"; e tomem lá mais aspas mais um ponto e vírgula) de André Villas-Boas, o druida do Dragão.

Com tão só 33 anos, o treinador já entrou na história do futebol português como campeão invencível, com 27 vitórias e três empates (1-1 em Guimarães, 1-1 em Alvalade com o Sporting e 3-3 em casa com o P. Ferreira), imitando o feito de Jimmy Hagan pelo Benfica de 1972/73, e está a caminho de um inacreditável tetra, porque à conquista da Supertaça nacional em Agosto (2-0 ao Benfica) seguem-se as finais da Liga Europa, amanhã, com o Sp. Braga, e da Taça de Portugal, domingo, com o V. Guimarães. Um duplo vira minhoto.

Vamos, para já, falar só da decisão de amanhã, em Dublin. Villas-Boas tem 33 anos. Não é o treinador mais novo numa final europeia - esse recorde pertence ao inglês Bob Houghton, que só contava com 31 anos e 229 dias quando perdeu a final da Taça dos Campeões pelos suecos Malmö, frente aos seus compatriotas do Nottingham Forrest.

Com 33 anos e 213 dias, Villas-Boas nem sequer é o segundo treinador mais novo numa final, porque já lá está o nome do brasileiro Ricardo Gomes (32 anos e 151 dias), que perdeu a Taça das Taças pelo Paris SG, frente ao Barcelona de Baía, Couto e Figo em 1997.

Neste ranking de finalistas, Villas-Boas é o terceiro mais jovem, mas como ele (miúdo ou graúdo, whatever!) teima em fazer história, é bem capaz de abrir um novo capítulo na história das Eurotaças como o mais novo de sempre a levantar um troféu, ultrapassando Gianluca Vialli em questão de dias (33 anos e 308 dias), quando o italiano venceu a Taça das Taças pelo Chelsea, ao Estugarda, em 1998.

Favorito pela campanha invicta no campeonato e pela superioridade da sua equipa nos dois jogos desta época com os bracarenses (3-2 no Dragão, em Setembro de 2010, e 2-0 na Pedreira, em Fevereiro de 2011), Villas-Boas está a um passo de repetir a festa de sábado à noite, quando ganhou na Madeira (2-0 ao Marítimo) e fechou a 1.a divisão sem qualquer derrota.

Talvez por isso, embalada por esta força invencível do Panoramix do Dragão, a UEFA tenha cometido uma gafe durante a manhã de ontem, nos ensaios para a final, ao colocar a vitória portista por 3-2 frente ao... Benfica, no ecrã principal do estádio. Descobriu a gafe? Ou precisa da poção mágica?

Hoje, às 17h15, a conferência de imprensa de Villas-Boas na SportTV1


in "inoline.pt"

Sem comentários: