terça-feira, 17 de maio de 2011

Kostadinov torce por FC Porto e Braga

Emil Kostadinov está dividido no apoio, pois na final da UEFA Europa League o FC Porto enfrenta o Braga treinado por Domingos Paciência, ex-companheiro no ataque nos "dragões".


Emil Kostadinov disse que "ficará feliz independentemente de quem ganhar", na antevisão do antigo extremo do FC Porto ao confronto entre os "dragões" e uma equipa do Sp. Braga treinada pelo seu antigo companheiro no ataque portista, Domingos Paciência, na final de quarta-feira da UEFA Europa League.
O ex-jogador, de 43 anos, ganhou dois campeonatos e uma Taça de Portugal ao serviço do FC Porto, entre 1990 e 1994, e não consegue decidir quem apoiar no jogo decisivo na Dublin Arena. "Ficarei contente independentemente de quem ganhar", disse ao UEFA.com. "Ambas as equipas merecem o troféu. Estão na final e isso significa que são as melhores equipas do torneio. Nesta final não há favorito, apesar de, teoricamente, o FC Porto parecer mais forte.".
Kostadinov perdura na memória dos adeptos búlgaros pelo golo apontado à França, no último minuto, em 1993 e que garantiu o apuramento para o Campeonato do Mundo de 1994. Mas em Portugal é reconhecido como o parceiro do goleador outrora conhecido apenas como Domingos e a relação entre o director-desportivo do PFC CSKA Sofia e o treinador do Braga continua a ser tão boa como era dentro de campo.
"O Domingos é uma pessoa maravilhosa e passámos alguns grandes momentos juntos no FC Porto", recorda. "Continuamos a manter contacto. Estabelecemos uma excelente parceria atacante. Estou certo que também vai ser um grande treinador. Não fiquei surpreendido quando ele decidiu enveredar pela carreira de treinador. Não estou surpreendido por os treinadores portugueses estarem em alta; quando se é orientado por grandes técnicos como Artur Jorge e Bobby Robson, aprende-se muito."

Kostadinov encontrou-se com Paciência e Villas-Boas, antigo protegido de Robson, na antecâmara para a final e desejou-lhes boa sorte. "Conheci-o pela primeira vez em 2006, quando esteve em missão de prospecção em Sófia, ao serviço do Chelsea [FC] e, desde então, temos mantido contacto", disse a propósito do antigo adjunto de José Mourinho. "As coisas mudaram no FC Porto muito rapidamente. O André assumiu o cargo há menos de um ano e vejam como está agora. É uma equipa impressionante, com alguns grandes jogadores, como Falcao e Hulk."

No entanto, apesar de só uma equipa poder ganhar o troféu, Kostadinov sublinhou o facto de a presença de FC Porto e Braga em Dublin ser uma afirmação categórica do futebol português. "Portugal tem-se vindo a desenvolver muito bem a nível futebolístico", disse. "Trabalha muito bem ao nível da formação e continua a produzir grandes talentos. É por isso que não estou surpreendido pelo facto de as equipas lusas estarem tão bem nas competições europeias."
in "uefa.com"

Sem comentários: