terça-feira, 17 de maio de 2011

Moutinho completa os 19 para Dublin

Alex Ferguson, treinador habituadíssimo a disputar e ganhar finais, confessou há tempos que a convocatória mais difícil que alguma vez fez foi a da última final da Liga dos Campeões por ter sido forçado a excluir determinado jogador da lista final. Na primeira discussão de um troféu europeu, André Villas-Boas, que se tem multiplicado em elogios à excelência do plantel do FC Porto, foi poupado à angústia assumida pelo líder do Manchester United, uma vez que as circunstâncias reduzem a lista para Dublin ao número de disponíveis: são 19, e entre eles contam-se os médios João Moutinho, recuperado do traumatismo que o obrigou a abandonar prematuramente o jogo com o Paços de Ferreira, falhando também o encerramento do campeonato, com o Marítimo, e Fernando, ausente desde a segunda mão da meia-final com o Villarreal.

Sem surpresa, o treinador portista fez regressar à lista dos convocados a dupla de jogadores-chave que poupara ao encontro com o Marítimo - o guardião e capitão Helton e o avançado Hulk. Quem se despediu do grupo restrito da última ronda do campeonato foi o júnior Christian Atsu, que não faz parte das opções para a Liga Europa.

De resto, o limite às inscrições imposto pela UEFA e as lesões, designadamente as da última etapa da caminha para a final, completaram a tarefa de André Villas-Boas na hora de definir os 19 para a final de Dublin: o guarda-redes Kieszek e o atacante Mariano não estão inscritos, tal como sucede com o lateral-esquerdo Emídio Rafael, que, além de não ser opção, ainda está condicionado pela rotina de recuperação da fractura do tornozelo esquerdo, no jogo com o Gil Vicente, para a Taça da Liga, em Janeiro. Confinados ao departamento médico continuam o lateral-direito Fucile e o extremo Rodríguez, em convalescença da fractura de uma clavícula e de uma rotura muscular, respectivamente. Somados todos os impedimentos, o que resta são 19 disponíveis. A exclusão que Alex Ferguson garante ser ingrata é um desafio para Villas-Boas que fica guardado para o dia da final, pois na ficha do jogo só há lugar para 18 nomes.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: