sábado, 21 de maio de 2011

Muito melhor que um sonho

Rolando quase não pregou o olho, Guarín teve que se beliscar para perceber que todas as emoções não eram apenas um sonho bom, Belluschi pensava que ia acordar com dores de garganta de tanto gritar e Fernando diz que nunca se cansará de ganhar troféus. Quatro jogadores, quatro dragões que ajudaram à conquista da Liga Europa, quatro versões da festa que se seguiu ao apito final de Carlos Carballo e que só terminou 24 horas depois, com a entrada do autocarro no estacionamento do Dragão. "Felizmente ainda tenho voz. Foi uma festa muito linda, inesquecível, e gritámos muito", contou Belluschi, enquanto piscava o olho ao troféu exibido ali ao lado, seguramente também a precisar de descanso depois da alucinante festa entre Dublin e a Invicta. "Pelo fanatismo dos adeptos, ficámos felizes por lhes termos dado mais essa alegria, mas quero dar mais ainda. Tomara que nunca nos cansemos, mas para festa há sempre vontade. Não temos é forças para as derrotas", atirou Fernando.

O golo foi assinado em colombiano, com cruzamento de Guarín e finalização do inevitável Falcao. O médio ainda hoje tem dificuldades em acreditar que conquistou uma prova europeia. "Até pensei que era mentira, mas acordei e vi que era realidade. Até liguei ao Falcao para confirmar que era mesmo verdade. Foi uma emoção única", explicou. Rolando viveu as mesmas emoções e a adrenalina foi tanta que custou a fechar os olhos. "Quase não dormi e nem sei como estou aqui.. Mas estou muito feliz. Posso dizer que sou um homem quase realizado, e acrescento o quase porque ainda nos falta ganhar a Taça de Portugal para ser uma época em cheio", frisou, resumindo o espírito deste dragão 2010/11: ainda as canas não foram apanhadas da última festa e já pensa na próxima conquista. Melhor do que um sonho, pois claro.

Fernando: "Depois da defesa do Helton não tinham como nos tirarem a Taça"

Fernando ainda mal recuperou das festas que se seguiram à conquista da Liga Europa e as mensagens de parabéns no telemóvel só agora deixaram de chegar com uma frequência alucinante. Chega, portanto, a hora de fazer o rescaldo. Não ao jogo, mas do lance que, na sua opinião, o decidiu em que errou e permitiu que Mossoró se isolasse. "Foi um lance muito rápido e na hora em que o Mossoró se isolou em pedi a Deus para ele falhar, mas o Helton salvou. Foi um momento complicado que não desejo a ninguém. Não vi o Mossoró, ele foi muito rápido e isolou-se, mas o Helton ajudou. Até lhe dei um beijo no fim a agradecer porque depois daquele lance não tinha mais como nos tirarem a Taça", admitiu.
Feita a festa, Fernando conta que os músculos estejam em condições para a partida com o Guimarães. "Espero que dê para entrar sem estar cansado, mas vai ser complicado porque foi muito tempo de festa, com uma viagem longa. Estamos todos cansados, mas contamos recuperar bem e entrar concentrados para ganhar mais um título", referiu, sublinhando a importância da concentração. "Vamos ter de nos desligar de tudo o que se passou porque o jogos será difícil, até pelo percurso que fizemos na Taça de Portugal. O Guimarães tem uma grande equipa e sabemos da importância da Taça para eles, pelo que temos de entrar concentrados e temos de eliminar todos os pontos fortes deles para depois fazer o nosso futebol", insistiu.
Quanto ao seu futuro, Fernando deixou no ar a hipótese de sair. "Está tudo em aberto. Primeiro a Taça e depois vou ver com o meu agente como se vão passar as coisas. Todos jogadores pensam noutros campeonato e sei que há alguns interessados, mas repito, há uma Taça para ganhar e tenho é que estar concentrado nisso", terminou.

Belluschi

"Já fazemos parte da história"

Depois dos heróis de 1987 e de 2003/04, o FC Porto tem agora os heróis de 2011. Belluschi tem consciência de que acabou de entrar para a história do clube, apesar de reconhecer que ainda não tem a noção da real importância do momento que está a viver. "Os adeptos cantaram que queriam voltar a ganhar a Liga Europa como em 2003. Se calhar, a próxima canção vai ser a dizer que querem ser campeões como em 2011... Fazemos parte da história, mas acho que só com o passar dos anos é que teremos a verdadeira noção do que estamos a conquistar". Apesar da festa da noite anterior e das muitas cantorias pela cidade, Belluschi acordou com a voz intacta e com os braços... doridos. "A taça é muito pesada... Aliás, quando a tínhamos na mão e o autocarro travava, precisávamos de fazer muita força para ela não cair. Não a podíamos deixar cair, tal como tinha acontecido com o Sergio Ramos, do Real Madrid, e com o guarda-redes do Borússia de Dortmund. Tínhamos de a segurar bem, porque esta não é para estragar", explicou, divertido. Belluschi não tem dúvidas de que a conquista da Liga Europa foi o "melhor momento da carreira" e assegura que vai "guardar para sempre na memória" estes últimos dias, embora ainda falte disputar a final da Taça de Portugal. "A partir de agora, temos de esquecer o campeonato e a Liga Europa, até porque queremos ganhar a quarta competição esta época. Isso seria incrível". O argentino garante que, para a próxima época, mais importante do que manter este grupo de jogadores para prosseguir na senda de vitórias, será a obrigação de continuar com o mesmo estilo de jogo. Quanto ao seu futuro, não sobraram dúvidas: "Vou continuar, claro!".

Guarín

"Mudar o chip para o Jamor"

Guarín ainda não tem bem a noção do impacto da conquista da Liga Europa. "No futuro é que vou entender o que fizemos em Dublin, quando vir os vídeos e ler as notícias", atirou. Do que o médio colombiano tem a perfeita noção é que a época que está a terminar, além dos títulos para o currículo, fez mudar a opinião da plateia do Dragão em relação a si. "Também fui adepto, antes de ser profissional, e assobiava os jogadores. Por isso, compreendo os adeptos e até fiz um repto no início da época: não podia sair sempre dos jogos assobiado. Sentia que um passe tinha de ser certo e que os remates não podiam sair tortos, mas sim para a baliza. A exigência dos adeptos deu-me ainda mais força", admitiu. A mudança em campo, diz, deve-se à confiança. "Este seria um ano muito importante para a minha afirmação, queria marcar o meu nome no clube. Sentia que isso era possível porque confio no meu trabalho e faço-o da mesma forma quer esteja a jogar ou não. Sabia que o meu momento chegaria e tinha de estar preparado e a um nível alto. Tive oportunidade de jogar a titular e isso vale muito para melhorar, pois é mais rápido e mais fácil consegui-lo no campo", sublinhou. Conquistada a Liga Europa, Guarín, assegura a mesma atitude para atacar a Liga dos Campeões na próxima época. "O desejo é o mesmo do início deste ano. Ir passo a passo, porque é uma prova muito difícil". Antes, há o Jamor. "A Liga Europa foi algo muito bonito, mas temos de cambiar o chip. Este jogo é importante como todos os outros. A forma como ganhámos o acesso a esta final foi notável e vai-nos motivar ainda mais. Dá-nos força para levantar esta taça também", concluiu.

Rolando

"Quanto mais ganhamos mais queremos ganhar"

Depois de dois dias vividos no limite das emoções, Rolando guardou com grande intensidade na memória um momento especial: "Agora, quando olho para trás, recordo-me sobretudo quando levantamos a Taça. Foi lindo e especial". O defesa admite que sempre sonhou "com grandes conquistas", mas admitiu também que esta época está "muito para além do melhor sonho" que pudesse ter. "Vencemos a Supertaça, o campeonato sem derrotas e ainda uma competição europeia... É fantástico. E agora ainda temos a oportunidade de conquistar a Taça de Portugal". Os elogios estendem-se também ao treinador, que se tornou no mais novo de sempre a conquistar uma competição europeia. "É um enorme orgulho para ele, mas também para nós, que o ajudamos muito durante esta temporada fantástica. Ele é novo, mas o nosso plantel também é muito jovem. Ficou confirmado que no futebol não é a idade que conta, mas sim a qualidade". E agora, o que se segue na próxima época, depois de uma época de grandes vitórias? "Ainda falta ganhar tanta coisa... Para já, temos uma Taça de Portugal para conquistar e logo a seguir entramos de férias; veremos o que acontece a seguir. No entanto, a nossa motivação é ganhar e, neste clube, quanto mais ganhamos, mais queremos ganhar. Temos uma enorme sede de vitórias". Sobre a possível saída para o estrangeiro, o defesa assumiu apenas que o jogo com o Guimarães vai ser o seu último... "esta temporada", embora reconheça que os dirigentes não vão ter uma tarefa fácil para manter este grupo na próxima temporada, tendo em conta o constante assédio de outros clubes.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: