sábado, 21 de maio de 2011

Quanto vale o F.C. Porto sem Falcao?

Dragões têm média de golos superior a dois por jogo quando o colombiano não jogam. Venceram 12 dos 15 jogos sem Falcao, mas também somaram metade das derrotas da temporada.


Mais de dois golos por jogo. Doze vitórias em 15 jogos. Metade das derrotas da temporada. Dizer quanto vale esta equipa do F.C. Porto sem Falcao é um exercício que pode ser respondido de várias formas, consoante a perspectiva que se preferir.

Por exemplo, se de Falcao todos esperam golos, é justo que se comece por analisar o pecúlio ofensivo azul e branco nos jogos onde o colombiano não foi utilizado, seja por lesão ou opção técnica. Ao todo, foram 15, em todas as competições. A máquina portista pode ter emperrado nalguns aspectos, mas o gosto pelo golo continuou apurado.

Os dragões fizeram 33 golos nessas 15 partidas, o que dá uma média superior a dois por jogo (2,2). Hulk foi o jogador que mais contribuiu para esse registo, com oito golos, mas não deixa de ser interessante o pecúlio de Walter. O avançado recrutado no Internacional de Porto Alegre marcou dez golos ao longo da temporada. Sete surgiram quando Falcao não estava por perto. Ele que luta para ser uma alternativa ao colombiano tem, pelo menos, esse dado do seu lado: marca mais quando o companheiro não joga.

Mas olhar para o que pode valer a equipa de André Villas-Boas sem um dos seus principais goleadores é, também, analisar, verdadeiramente, o aspecto mais importante do futebol: as vitórias. Continua a ganhar? Os números dizem que...quase sempre.

O F.C. Porto ganhou 13 dos 15 jogos referidos e, em nove deles, até venceu por uma diferença de, pelo menos, dois golos. Durante esse período, os dragões só empataram por uma vez. Foi no jogo de Barcelos, para a Taça da Liga, frente ao Gil Vicente(2-2).

No entanto, numa equipa que apenas somou quatro desaires em 57 jogos, também se deve assinalar que metade, ou seja, duas, surgiram quando os dragões não puderam contar com o internacional colombiano. Benfica, para a Taça de Portugal, e Nacional, para a Taça da Liga, foram os carrascos. As outras derrotas da temporada portista foram com Sevilha e Villarreal, para a Liga Europa, mas nessas Falcao esteve em campo.

Jogos do F.C. Porto sem Falcao:

Campeonato:

F.C. Porto-Portimonense, 2-0 (Walter e Hulk)

F.C. Porto-Marítimo, 4-1 (Guarín (2), Hulk e James)

Beira-Mar-F.C. Porto, 0-1 (Hulk)

F.C. Porto-Nacional, 3-0 (Hulk (2) e James)

F.C. Porto-Rio Ave, 1-0 (Varela)

Sp. Braga-F.C. Porto, 0-2 (Otamendi (2))

V. Setúbal-F.C. Porto, 0-4 (Valdomiro, pb; Otamendi, Walter e Varela)

Marítimo-F.C. Porto, 0-2 (Walter e Varela)

Taça de Portugal

F.C. Porto-Limianos, 4-1 (Walter (3) e Varela)

F.C. Porto-Pinhalnovense, 2-0 (Hulk (2))

F.C. Porto-Benfica, 0-2

Taça da Liga

F.C. Porto-Nacional, 1-2 (Hulk)

F.C . Porto-Beira-Mar, 3-0 (Walter, Rafa e Fernando)

Gil Vicente-F.C. Porto, 2-2 (Ruben Micael e Rafa)

Liga Europa

Sevilha-F.C. Porto, 1-2 (Rolando e Guarín)

Os goleadores do F.C. Porto quando não há Falcao:

Hulk- 8 golos
Walter- 7 golos
Varela- 4 golos
Guarín e Otamendi- 3 golos
James e Rafa- 2 golos
Fernando, Ruben Micael e Rolando- 1 golos

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: