quinta-feira, 30 de junho de 2011

Christian, Castro e Addy para convencer o mister

Além de Castro e Kadú, que O JOGO já tinha anunciado, também Christian, David Addy, Tiago Ferreira e David têm ordens para se apresentar esta manhã no Olival para o arranque da pré-temporada. Se uns já sabem que foram recrutados apenas para colmatar as ausências dos internacionais sul-americanos, outros partem com a ilusão de conquistar um lugar no plantel do FC Porto, casos de Castro, Addy, Kadú e Christian.

O médio Castro rodou meio ano no Sporting de Gijón e ganhou experiência que lhe pode ser muito útil nesta nova etapa no Dragão. Há muitos médios no plantel - Fernando, Souza, Belluschi, Guarín, Rúben Micael e João Moutinho - pelo que as movimentações do mercado que ainda possam acontecer serão, também, importantes na decisão final de Vítor Pereira. O facto de ser português e "produto da casa" também pode pesar por causa das cotas na lista da UEFA.

O ganês David Addy chegou ontem ao Porto e para já parte sem concorrência no posto de lateral-esquerdo visto que Álvaro Pereira está na Copa América e Rafa entregue ao departamento médico. E é precisamente a lesão do português que, caso demore mais do que o previsto a debelar, pode abrir uma vaga para o jovem que esteve emprestado à Académica.

Apesar da forte concorrência nas alas, Christian - que treinou várias vezes com o plantel principal na época passada - tem legítimas ambições de conquistar espaço no grupo. Iturbe e James só vão estar disponíveis no final de Agosto e o outro Cristian, o Rodríguez, estará mesmo de saída do FC Porto.

Kadú, tal como O JOGO avançou há algumas semanas, vai ser o terceiro guarda-redes da hierarquia, atrás de Bracali e Helton. Por ser ainda muito novo, tem 16 anos, vai treinar com o plantel principal à semana e jogar nos sub-19 ao sábado. Kieszek nem sequer vai apresentar-se esta manhã, tendo já recebido indicações para encontrar colocação.
Finalmente, o central Tiago Ferreira vai repetir presença em Marienfeld, onde atingirá a maioridade. O lateral-direito David também foi recrutado aos sub-19, pelo menos até que Fucile se apresente ao serviço.

Novidades para o arranque

> Kadú
Apesar de ter apenas 16 anos, já é internacional angolano, preparando-se agora para ser um dos guarda-redes do plantel principal na próxima época, juntamente com Helton e Bracali. Terá a vantagem de ainda poder jogar pelos juniores.

> David Addy
Depois de um ano emprestado à Académica, onde participou em 14 jogos do campeonato (três cartões vermelhos), o ganês de 21 anos vai ter a oportunidade de se mostrar a Vítor Pereira.

> Tiago Ferreira
Marcará, pelo segundo ano consecutivo, presença no estágio de pré-temporada. Com apenas 17 anos - fará 18 durante a estadia na Alemanha -, estará à disposição de Vítor Pereira nesta fase, regressando depois à equipa de juniores.

> David
Em virtude da ausência inicial de Fucile - ver página 6 -, Vítor Pereira decidiu chamar este lateral-direito que terminou a última época nos juniores. Após a chegada do internacional uruguaio, David será emprestado a outro clube.

> Castro
O médio não só vai fazer a pré-temporada, como até tem boas possibilidades de ficar no plantel, dependendo do que acontecer num futuro próximo no que diz respeito a possíveis saídas. Só ficará se tiver boas hipóteses de jogar.

> Christian
Apesar do elevado número de extremos no actual plantel, Vítor Pereira acredita no potencial de Christian e admite, inclusivamente, mantê-lo no grupo ao longo da temporada. Certa, para já, é a sua presença no estágio.

James e Souza não falham arranque

James Rodríguez e Souza são mais dois jogadores que se apresentam hoje no Olival para dar início aos trabalhos de pré-temporada. O brasileiro, esperado pouco após as nove da manhã, chegou atrasado. Um problema nas ligações entre Lisboa e o Porto levou-o a chegar às 12h10 e cansado com a espera. Cerca de 40 minutos depois, foi a vez de James aparecer na porta das chegadas.
Ambos foram escoltados até ao parque de estacionamento por um elemento do FC Porto e explicaram que não tinham autorização para falar aos jornalistas.
Ao contrário de James Rodríguez, Souza pode começar já a lutar por um lugar no meio-campo. Para o extremo esta é mais uma escala até integrar a selecção colombiana sub-20, que vai disputar o Mundial no fim de Julho.
Hoje, tanto James como Souza vão começar a preparação sob a orientação de Vítor Pereira, num treino aberto apenas 15 minutos à comunicação social. Os restantes estrangeiros do plantel, casos de Hulk, Belluschi, Otamendi ou Fernando, por exemplo, são aguardados hoje bem cedo na Invicta, a tempo de estar no primeiro treino da nova temporada.
O médio Soares, que o FC Porto emprestou ao Portimonense e que deve ser de novo cedido, agora ao Penafiel, segundo palavras do próprio, também aterrou ontem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: