quinta-feira, 30 de junho de 2011

Falcao comanda armada "lusa"... que só não tem guarda-redes


Entre os 10 representantes do campeonato luso (quatro do FC Porto, três do Sporting, dois do Benfica e um da Naval 1.º de Maio), o melhor marcador da Liga Europa é a referência, depois de um “enorme” época 2010/2011, que o pode levar do FC Porto, para o Chelsea, acompanhando André Villas-Boas.

O colombiano Falcao é o maior destaque entre os “portugueses” que vão participar na 43.ª edição da Copa América em futebol, de 01 a 24 de Julho, e só precisavam de uma guarda-redes para fazer um “onze”.
Entre os 10 representantes do campeonato luso (quatro do FC Porto, três do Sporting, dois do Benfica e um da Naval 1.º de Maio), o melhor marcador da Liga Europa é a referência, depois de um “enorme” época 2010/2011, que o pode levar do FC Porto, para o Chelsea, acompanhando André Villas-Boas.
Falcao é a “estrela” da selecção da Colômbia, na qual terá a companhia de outro jogador que se destacou na última temporada, o médio Fredy Guarin, autor de uma série de golos determinantes na imparável campanha dos portistas.
Os colombianos deverão ter dois jogadores do campeonato luso no “onze”, mas é o Uruguai que, a exemplo do que aconteceu no Mundial2010, volta a ser a equipa mais “portuguesa”, com dois portistas e um benfiquista.
Álvaro Pereira e Cristian Rodriguez, sem a companhia de Fucile, vítima de uma lesão mal recuperada, são os representantes do campeão nacional, enquanto Maxi Pereira defende na Argentina as cores do Benfica.
Também fortes candidatos aos “onzes” das respectivas selecções, são três jogadores do Sporting, o chileno Matias Fernandez (Sporting) e dois reforços peruanos, o central Alberto Rodriguez e o avançado André Carrillo.
Por seu lado, o avançado boliviano Edivaldo, em Portugal baptizado como Bolívia, também é forte candidato a ser titular na sua selecção, depois de uma época 2010/2011 em que desceu de divisão com a Naval 1.º de Maio.
O outro representante luso é o central e “capitão” benfiquista Luisão, único que já conquistou a Copa América e também o mais forte candidato, entre os 10 do campeonato português, a vencer o troféu.
Ao contrário de todos os outros representantes lusos, Luisão, que marcou um golo na final de 2004 (o Brasil ganhou na “lotaria” das grandes penalidades, após 2-2 nos 90 minutos), está, porém, condenado ao banco.
A dupla de centrais do Brasil deverá ser composta por Lúcio e Thiago Silva e há ainda o ex-benfiquista David Luiz, que é escolha de Mano Menezes para o futuro, nomeadamente para o Mundial de 2016, em solo “canarinho”.
Na Argentina, a principal favorita, o campeonato luso não tem qualquer representante, sendo que o futuro jogador “encarnado” Enzo Perez figurou na lista de 26 pré-convocados, sendo depois um dos três últimos a ser excluído.
Em matéria de ausências, destaque, sobretudo, para o brasileiro Hulk, ignorado por Mano Menezes, após uma grande temporada ao serviço do FC Porto, e do paraguaio do Benfica Óscar Cardozo, que tinha sido opção no Mundial2010.
De fora estão mais uma série de grandes jogadores sul-americanos a jogar em Portugal, como os internacionais argentinos Aimar, Saviola, Gaitan e Jara, todos do Benfica, e Belluschi ou Otamendi, ambos do FC Porto.
- Os 10 representantes da Liga portuguesa:Jogador             Clube               País
Edivaldo            Nava 1.º Maio       Bolívia
Luisão                   Benfica             Brasil
Matias Fernandez         Sporting            Chile
Falcao                   FC Porto            Colômbia
Guarin                   FC Porto            Colômbia
Alberto Rodriguez   Sporting            Peru
André Carrillo      Sporting            Peru
Álvaro Pereira      FC Porto            Uruguai
Cristian Rodriguez  FC Porto            Uruguai
Maxi Pereira        Benfica             Uruguai

in "sapodesporto.pt"

Sem comentários: