quinta-feira, 30 de junho de 2011

Rui Quinta fecha equipa técnica

Nem Bruno Moura, nem Luís Martins. O número dois da hierarquia técnica do FC Porto está escolhido e trata-se de Rui Quinta. Uma meia surpresa que se junta a Filipe Almeida, Semedo e Wil Coort na equipa liderada por Vítor Pereira. Esta manhã, bem cedo, estarão todos no Olival para dar início à nova temporada com a responsabilidade de defender o título nacional.
Rui Quinta tem 51 anos, é natural de Barcelos, professor de educação física, e preparava-se para assumir o comando técnico do Varzim, com quem tinha assinado contrato por uma temporada há cerca de duas semanas. Ontem, Quinta tratou da desvinculação e passou pelo Estádio do Dragão para oficializar a ligação ao FC Porto.

"Ele aceitou o convite do FC Porto depois de conversar com o Varzim. Penso que até ele foi apanhado de surpresa. Compreendemos que há oportunidades que só aparecem uma vez na vida e como foi muito correcto na abordagem que nos fez, não colocámos quaisquer entraves à rescisão", explicou Lopes de Castro, presidente do Varzim, que ficou agora com um problema para resolver no seu clube.

Apesar de desconhecido para a maioria dos adeptos do FC Porto, Rui Quinta - que tem no bigode a imagem de marca - apresenta uma vasta experiência como treinador principal, mas nos escalões secundários, à semelhança, aliás, dos restantes elementos da nova equipa técnica dos dragões. Rio Quinta orientou o Paredes, o Aliados Lordelo, o Penafiel - equipa com a qual esteve perto de eliminar o Benfica da Taça de Portugal em pleno Estádio da Luz, em 08/09 - e o Gil Vicente, o clube da "terra".

Em Barcelos saiu a meio da época, vítima dos maus resultados, mas mesmo assim deixou uma boa imagem. "É com pesar que o técnico vai embora, o futebol é assim mesmo, mas eu sei que ele ainda vai dar muito que falar". Foi assim que, na altura, o presidente António Fiúza se despediu do treinador, antecipando, provavelmente, algo como esta entrada no FC Porto.

A equipa técnica ao pormenor

Vítor Pereira
Função:
Treinador principal
Idade:
42 anos
Percurso: Padroense, FC Porto (Juniores C) Sanjoanense, Espinho e Santa Clara

Rui Quinta
Função:
Treinador-adjunto
Idade:
51 anos
Percurso: Paredes, Aliados de Lordelo, Penafiel e Gil Vicente

Semedo
Função:
Treinador-adjunto
Idade:
46 anos
Percurso: Padroense, FC Porto (sub-17)

Filipe Almeida
Função:
Preparador-físico
Idade:
30 anos
Percurso: Sanjoanense, Espinho, Valdevez e Santa Clara

Wil Coort
FUNÇÃO: Treinador
dos guarda-redes
IDADE: 42 anos
Percurso:
Ajax e FC Porto

Wil Coort, o resistente

Numa equipa técnica renovada depois da partida de André Villas-Boas, Wil Coort, treinador dos guarda-redes, apresenta-se como o elo de ligação entre o passado e o presente do FC Porto. O treinador holandês prepara-se hoje para começar a sétima temporada ao serviço do FC Porto, durante as quais conquistou 13 títulos (cinco campeonatos, quatro Taças de Portugal, três Supertaças e uma Liga Europa).

Wil Coort chegou ao Dragão para integrar a equipa técnica liderada por Co Adriaanse, no arranque da temporada de 2005/06, embora se tenha mantido mesmo depois da partida do compatriota, juntado-se a Jesualdo Ferreira, André Villas-Boas e, agora, a Vítor Pereira. Curiosamente, o holandês tem tantos títulos como Antero Henrique, director-geral da SAD, que assumiu as actuais funções em 2005.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: