segunda-feira, 4 de julho de 2011

Djalma: "Já me vejo a festejar títulos"

Foi o primeiro reforço da época. Em Fevereiro, depois de ter sido pretendido pelo Sporting no mercado de Janeiro, Djalma assinou pelo FC Porto um contrato válido por cinco épocas, ficando protegido por uma cláusula de 30 milhões de euros. O angolano de 24 anos teve tempo para assimilar a ideia de jogar num grande, mas ontem, antes de iniciar o quarto dia de trabalho, confessou que viveu alguns momentos de ansiedade. A vontade de se juntar aos novos companheiros foi grande e vê-los a festejar títulos a um ritmo alucinante deu-lhe ainda mais vontade de participar em futuras conquistas.

As primeiras impressões com que ficou do campeão nacional foram as melhores, disse o extremo. "O FC Porto é muito bom. É um clube enorme, maior do que aquilo que se vê por fora, sem dúvida". Djalma estava no Marítimo desde a época 2006/07. "Claro que são muitas as diferenças entre os clubes; não dá para comparar e não vou estar a especificá-las".

Cumprido o processo de adaptação, que conta que seja rápido, Djalma espera em breve poder mostrar as suas capacidades aos adeptos. "Todos me receberam muito bem. Estou a adaptar-me rapidamente ao clube e à cidade também. O que posso prometer é muito trabalho, dedicação e entrega. Espero corresponder quando me for dada a oportunidade de jogar", explicou Djalma. Para já, o reforço quer que os dias corram devagar, de maneira a ambientar-se a um tipo de futebol diferente. "Sinto-me preparado para este desafio, sem dúvida. Agora só quero trabalhar e deixar as coisas andar".

Se o objectivo pessoal passa por conquistar um lugar no onze, o que Djalma quer mesmo é festejar o título de campeão. E os outros também. "Já me vejo a festejar títulos, claro. Mas neste clube é normal pensar assim", disse, negando qualquer tipo de arrogância.

Djalma vai lutar com Hulk e Varela, por exemplo, para ganhar um lugar no onze, mas não desanima. "A concorrência é forte e boa. Faz-nos crescer", disse, deixando elogios ao Incrível. "É um grande colega, que ajuda os outros. Foi dos primeiros que tentaram integrar-me e deu-me boas indicações. Se vai haver espaço para os dois? Quem decide é o treinador. Venho para trabalhar e conseguir um lugar".

Sobre Vítor Pereira, o angolano também já tem opinião formada. "Tenho uma boa impressão do treinador. Não é por acaso que está aqui. Estou a gostar de trabalhar com ele". Ter a possibilidade de jogar na Liga dos Campeões é também um desafio aliciante para o extremo. "Não posso pensar de outra forma. Quero fazer parte dos planos do treinador" seja em que competição for.

A terminar, Djalma confessou que "não esperava que houvesse tanta alegria nos treinos" da equipa portista.

A satisfação por não ter passado despercebido

Filho do ex-jogador Abel Campos, Djalma fez a formação no Loures e no Alverca, tendo depois sido contratado pelo Marítimo. Começou na equipa B e aos poucos foi ganhando espaço na principal. "Senti reconhecimento quando o FC Porto me contratou. Senti que estavam de olho no meu trabalho. Não passei despercebido", confessou o jogador, autor de cinco golos na época passada. Djalma sabe que este é um passo enorme na carreira. "Houve alguma ansiedade, claro. É sempre assim quando se vai para algo melhor", admitiu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: