segunda-feira, 4 de julho de 2011

Treinar como se já fosse a doer

O ritmo aumenta a cada dia no reino do Dragão e até já fez uma vítima: Belluschi [ver peça na página 6] . Ontem, foi domingo, que costuma ser dia de descanso para o comum dos trabalhadores, mas no Olival a ordem foi para treinar ainda mais forte, como se em causa estivessem os três pontos de um jogo oficial e não apenas um mero treino, por sinal o quinto desde que a oficina reabriu. Ainda sem os internacionais portugueses, o plantel azul e branco, versão 2011/12 acelerou ainda mais na preparação da nova época, com uma sucessão de treinos puxados e exigentes que têm levado os jogadores quase à exaustão. Por isso mesmo, ontem também foi dia da primeira boa notícia: o treino da tarde foi cancelado para descanso do plantel. Hoje, volta a haver duas sessões.

Depois de Filipe Almeida ter aquecido os músculos dos 20 jogadores disponíveis em dois exercícios distintos, um com bola e o outro sem, Vítor Pereira assumiu o comando das operações e voltou a mostrar-se bastante interventivo. Dividido o grupo em duas equipas de oito jogadores de campo (mais quatro guarda-redes), o treinador explicou o que pretendia a seguir: uma sessão de finalização num espaço mais reduzido do campo que resultou num autêntico massacre aos quatro guarda-redes, que se iam revezando entre os postes. "Só quero um toque no passe, depois sai da marcação, simula e remata antes da linha da área", gritou para que todos percebessem o que pretendia. Soou o apito para o início e logo nova exigência: "Todos em movimento, vamos. Quero golos". O próprio Vítor Pereira, o preparador-físico Filipe Almeida e o adjunto Rui Quinta e o técnico dos guarda-redes, Wil Coort, assumiram o papel de defesas e obrigaram os jogadores a sair da marcação.
A pontaria, como é natural nesta altura da preparação ainda não está bem calibrada, mas já se viram bons golos. Para puxar ainda mais pelo grupo, um novo apelo do treinador ecoou no Olival: "Acelera na tabela, vocês estão em competição", atirou, aumentando o grau de exigência do treino. A resposta foi positiva. No final, Semedo fez a contabilidade dos remates certeiros e os "laranjas" (Souza, Sereno, Rúben Micael, James, Hulk, Fernando, Addy e Christian) "ganharam fácil", brincou, aos "cinzentos" (Castro, Otamendi, Tiago Ferreira, Kelvin, David, Djalma, Walter e Maicon). Depois, as portas fecharam-se à Imprensa.

Sem parar até ao fim do estágio

Se o início da pré-temporada tem sido puxadinho, o plano para as próximas duas semanas, pelo menos, não será menos. A partir de hoje voltam as sessões duplas, sendo que a da tarde de quarta-feira será um treino de conjunto com o Tourizense. No dia seguinte deve haver treino de manhã seguido da viagem para Marienfeld. Aí, como é habitual, o descanso terá de ser feito entre os trabalhos e à noite porque não haverá qualquer folga. O regresso a Portugal está marcado para o dia 17 e só então Vítor Pereira deverá conceder a primeira folga da nova temporada.

Nova bola já rola

Vítor Pereira quer muita bola a rolar nos exercícios e ontem a curiosidade foi a mistura entre a que foi usada em 2010/11 - a Jabulani do Mundial - e a nova que será adoptada nesta Liga. A diferença, à primeira vista, está nas cores.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: