segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Shakhtar: máquina ganhadora


O Shakhtar Donetsk trilha um caminho muito semelhante àquele que o FC Porto começou a percorrer a partir da década de 1980, com a chegada de Pinto da Costa à presidência. Desde 1996, altura em que Rinat Akhmetov foi eleito presidente do clube, o Shakhtar Donetsk começou a ser reconstruído dentro e fora dos relvados, graças a um forte investimento de um dos empresários mais ricos do mundo com uma fortuna avaliada em 16 mil milhões de dólares pela revista Forbes, em 2011, e que o coloca no 39º lugar de uma extensa lista de 500 multimilionários. Enquanto Valery Lobanovskyi conduziu o Dínamo de Kiev e a geração de Shevchenko, Rebrov, Luzhny e Vashchuk às meias-finais da Liga dos Campeões, em 1999, o Shakhtar reforçou-se e construiu, ao longo dos anos, uma equipa capaz de rivalizar com os maiores clubes a nível interno, ao mesmo tempo que se revelou um adversário de respeito na Europa.
Em 15 anos, graças a um forte investimento em estruturas e jogadores, a equipa coleccionou 16 títulos nacionais (seis campeonatos ucranianos, sete Taças da Ucrânia e três Supertaças) e venceu a Liga Europa em 2008/09. A aposta no técnico Mircea Lucescu, em 2004, foi a cartada decisiva para que a hegemonia transitasse para a cidade industrial de Donetsk.
Apesar de ter passado a somar títulos a uma cadência mais elevada desde que Akhmetov tomou conta do clube, o Shakhtar está longe de poder rivalizar com os do FC Porto que, no mesmo período, somou 27 títulos nacionais e venceu uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Liga Europa e uma Taça Intercontinental. Os jogos entre as duas equipas são uma oportunidade para uma verdadeira avaliação. n


A conta dos milhões

Investimento

91,3
O actual plantel do Shakhtar Donetsk custou 91,3 milhões de euros a Rinat Akhmetov, mas acabou por ser o regresso do central Chygrynskiy (M€ 15) que obrigou a um maior investimento. O ucraniano não vingou no Barça...


Brasileiros

55,5
Só para garantir a aquisição de oito brasileiros, o clube teve de investir mais de metade do dinheiro gasto em reforços desde 2003, com 55,5 milhões de euros. William (14) foi o mais caro.


Estádio

270
À margem do plantel e de outras estruturas necessárias, Rinat Akhmetov é ainda o responsável pela construção do Estádio Donbass Arena, inaugurado em Agosto de 2009 e que custou 270 milhões de euros.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: