sexta-feira, 23 de março de 2012

Moncho López: "Trabalhamos muito para ficar em primeiro"

Amanhã, às três da tarde, o Dragão Caixa vai encher-se de adeptos portistas num clássico, sempre especial, que pode decidir quem terá direito ao fator casa se as duas equipas em confronto chegarem à final do play-off.
O FC Porto chega à 20ª jornada da fase regular como líder isolado da Liga, com 37 pontos, mais dois do que o segundo classificado Benfica, e o seu treinador, Moncho López, acabado de sair da festa da Taça de Portugal - o FC Porto conquistou o troféu pela 13ª vez -, foi direto ao assunto. "Em causa está o primeiro lugar, e isso dá-nos mais responsabilidades. Mas o jogo é no Dragão, perante os nossos adeptos, e espero que isso seja uma ajuda e nos permita 40 minutos de muita intensidade e concentração", assumiu. Firme nos seus propósitos, o técnico campeão nacional prosseguiu: "Queremos ser primeiros no fim da fase regular. Trabalhamos muito para ficar em primeiro, e é o que vamos fazer. Em casa, temos mostrado uma solidez e capacidade competitiva que queremos manter intactas. Queremos continuar a ganhar em casa, mas sempre alerta, porque muitas vezes os visitantes jogam com menos pressão."
Depois da Taça - estará exposta no pavilhão na próxima terça-feira durante o treino aberto aos adeptos -, na qual o FC Porto venceu o Benfica nas meias-finais (62-66), Moncho López garantiu: "Estamos a recuperar fisicamente. Apostámos na Taça de Portugal depois de termos ganho a Taça da Liga [Taça Hugo dos Santos] e sabíamos que se seguia um período de decisões no campeonato. Por isso temos de jogar este jogo limpando a cabeça do que está para trás."
Sobre o adversário, apenas uma curta, mas esclarecedora consideração: "O Benfica não jogou a Supertaça Compal e tem menos um jogo na Taça de Portugal, mas muitas vezes os treinos são tão duros como os jogos. Possivelmente estaremos em igualdade em termos de condições físicas."
A conjugação de defesa forte, tática inteligente e força mental será fundamental. Mas poderá tamanho ecletismo revelar-se demasiado exigente? Apenas uma resposta pode desfazer tal dúvida: "Quem se sentir desgastado ou quem sentir alguma dor, com certeza vai encontrar forças." Palavra de Moncho López. Afinal, este é o clássico dos clássicos.

Reggie Jackson

"Era bom ter de novo o presidente"


O base americano Reggie Jackson, na primeira época de FC Porto, já assimilou a informação transmitida pelos colegas: sabe que em Portugal não há rivalidade como a que divide FC Porto e Benfica. "Os meus companheiros disseram-me que é um pouco como Lakers e Celtics [NBA] ou North Carolina e Duke [universidades]; estes têm uma rivalidade feroz", revelou. Na Taça, lembrou Reggie, "os adeptos fizeram barulho e deram um grande apoio"; "o jogo foi renhido, o FC Porto venceu" e agora que os rivais se reencontram, mas no campeonato, Jackson atira: "Queremos repetir a vitória. Dizem que o nosso pavilhão vai estar cheio. Espero que nos possam transmitir uma energia extra." No passado fim de semana, Pinto da Costa foi a Fafe; o base gostou e pede a presença do presidente no Dragão Caixa: "Era bom tê-lo outra vez a fazer o discurso antes do jogo, como na Taça, quando chegou ao balneário e pediu para jogarmos com garra. Foi o que fizemos."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: