quinta-feira, 5 de abril de 2012

Portistas 'avassaladores' no historial com os bracarenses

Sp. Braga e FC Porto defrontam-se este sábado, para a 26.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, naquele que será o 134.º confronto de um historial claramente dominado pelos portistas, que venceram os últimos cinco embates.
Das 133 partidas realizadas, 111 foram para a Liga portuguesa, 15 para a Taça de Portugal, quatro para o Campeonato de Portugal, duas para a Supertaça e uma para a Liga Europa, com o FC Porto a somar 94 triunfos, contra 17 dos 'arsenalistas', além das 22 igualdades registadas.
Num historial de confrontos com quase 86 anos, em que a maioria teve como pano de fundo a principal competição do futebol português, o ponto mais alto aconteceu há pouco menos de um ano, na final da Liga Europa.
Sporting de Braga e FC Porto encontraram-se em Dublin, na Irlanda, depois de terem deixado para trás Benfica e Villarreal, respetivamente, e o encontro seria decidido pelo tento solitário do colombiano Falcao, aos 44 minutos, que permitiu aos portistas conquistarem a sua quinta taça europeia.
O registo em jogos para o campeonato é claramente favorável aos "dragões", que somam 76 vitórias, 15 derrotas e 20 empates, sendo que, em termos de receções aos bracarenses, apenas consentiram três derrotas e sete empates.
A vitória na primeira volta da Liga deste ano foi a 46.ª do FC Porto, em 56 encontros realizados no seu reduto, enquanto o terceiro e último triunfo do Sporting de Braga na casa portista ocorreu na temporada 2004/05, quando Jesualdo Ferreira liderava os bracarenses, que venceram por 3-1, com golos de João Tomás (dois) e Wender.

Contudo, o FC Porto dá-se igualmente bem com os "ares" de Braga, já que ali venceu 30 das 55 partidas realizadas para o campeonato, cedendo ainda 13 empates.
O registo recente não tem sido particularmente feliz para o Sporting de Braga, que apenas conseguiu quatro triunfos caseiros sobre os "dragões" nos últimos 30 anos, embora o último tenha acontecido há apenas duas temporadas.
Na quinta jornada da Liga 2009/10, um tento solitário de Alan, aos 69 minutos, permitiu aos bracarenses manterem a liderança isolada, numa época em que lutaram até ao final por um inédito título de campeão nacional, que acabaria por ser arrebatado pelo Benfica.
" semelhança dos jogos da Liga, os 15 confrontos da Taça de Portugal têm domínio "azul e branco", com 12 triunfos do FC Porto, contra apenas dois do Sporting de Braga, além de um empate.
Neste registo, contam-se igualmente dois encontros para a Supertaça 1997/98, numa final a duas "mãos": os portistas bateram em casa o adversário por 1-0 e, um mês depois, empataram 1-1 em Braga, conquistando a competição pela 10.ª vez.

A encerrar o capítulo de confrontos entre "dragões" e "arsenalistas" surgem quatro encontros realizados para o remoto Campeonato de Portugal, precisamente a prova que deu início ao histórico, registando-se um pleno de triunfos "azuis e brancos", dois deles por números bem dilatados (13-0, em 1928/29, e 11-0, em 1935/36).
No total dos 133 jogos disputados, o FC Porto soma 312 golos marcados, quase o triplo dos tentos apontados pelos minhotos (108).
O encontro entre Sporting de Braga e FC Porto está marcado para sábado, às 20:30, no Estádio Axa, em Braga.

in "dn.pt"

Sem comentários: