quinta-feira, 5 de abril de 2012

Vítor Pereira quer "entrar forte"

A nota artística foi sempre uma preocupação de Vítor Pereira, mas nesta fase da época, na liderança do campeonato e apenas com mais cinco jogos para disputar, o treinador portista parece contentar-se apenas com a vitória. Foi essa a ideia que passou ao plantel, ontem de manhã, instantes antes do treino começar. Numa curta palestra, que durou sensivelmente 10 minutos, "ganhar" foi a palavra de ordem. Vítor Pereira vincou-a até à exaustão, para que a equipa perceba que um sucesso em Braga pode escancarar definitivamente as portas do título de campeão, sobretudo se o Benfica perder pontos no clássico com o Sporting. "O fundamental é ganhar. Isso é o fundamental", repetiu, num som perfeitamente audível pelos jornalistas, que assistiram a tudo a 50 metros.
Vítor Pereira quer uma equipa pragmática e apelou à concentração. O FC Porto deve ser prático nas suas ações e estar focado exclusivamente na vitória e não em qualquer outro aspeto coletivo ou individual. Neste momento decisivo, a vitória deve ser colocada sempre em primeiro lugar e o foco não pode ser outro. Foi basicamente essa a mensagem que o técnico tentou passar.
Entre várias coisas que disse aos jogadores que não se ouviram, outra foi também perfeitamente percetível. "Importante é entrar forte no jogo", destacou, a propósito da abordagem tática que será feita. O passado recente aponta várias entradas sonolentas do FC Porto e alguns dissabores em consequência disto. Vítor Pereira pretende um conjunto dominador, como aconteceu com o Olhanense. Até porque a história desta época dá-lhe razão: o FC Porto nunca perdeu para o campeonato sempre que marcou primeiro. Os empates contra Benfica (em casa) e Paços de Ferreira (fora) são os piores registos depois de ter aberto o marcador. Pelo contrário, quando a equipa sai em desvantagem ou vai a zero para o intervalo, costuma ter dificuldades. Empatou em casa de Feirense, Olhanense e Sporting, além de ter perdido em Barcelos e, recentemente, somado apenas um ponto em casa, contra a Académica.
O plantel escutou atentamente o treinador e ninguém terá ficado com dúvidas sobre a mensagem. Ganhar foi palavra repetida até à exaustão e o espírito será esse. Finalizada a conversa, o grupo começou o treino compenetrado, mas não perdeu a boa disposição. No monólogo, a que assistiram 20 jogadores - Danilo está lesionado, Cristian Rodríguez está a tratar do futuro e Kadú foi dispensado para treinar com a equipa júnior, que disputa o título do respetivo escalão - o técnico abordou ainda alguns aspetos táticos, especialmente aqueles que são relacionados com a forma de defender da equipa. Não se sabe ao certo o que pediu a Sapunaru, Maicon, Otamendi e Álvaro Pereira, o quarteto previsivelmente titular, mas a verdade é que o ataque do Braga - marca há 15 jornadas consecutivas - impõe respeito e daí a preocupação.
A noção da importância do jogo de sábado não é, pois, escondida por ninguém. Recorde-se que anteontem foram Pinto da Costa e Antero Henrique a estar no treino, noutro sinal claro de união e concentração em torno do único objetivo que resta à equipa: ser campeão nacional.

Concentração com boa disposição

O grupo uniu-se para ouvir o treinador e só se dispersou depois da palestra completa. A boa disposição reina, mesmo nos que vivem um momento menos bom, como é o caso de Rolando.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: