quinta-feira, 5 de abril de 2012

Vítor Pereira: «Porto tem sido a equipa mais regular»

Técnico portista auxilia-se da classificação para justificar a opinião


Vítor Pereira considera que a sua equipa tem sido a formação mais regular do campeonato, pois é aquela que ocupa o primeiro lugar. O treinador do F.C. Porto diz que sente o grupo preparado para o jogo com o Sp. Braga. 

«O que diz a classificação é que o F.C. Porto tem sido a equipa mais regular. Está em primeiro. É o que traduz a classificação. Na jornada atual é a equipa que amealhou mais pontos e do meu ponto de vista foi a mais regular. Por isso, estamos preparados para os jogos mais pequenos e para os jogos grandes», garantiu o técnico, em conferência de imprensa. 

Em relação ao adversário de sábado, o Sp. Braga, o treinador espera um jogo difícil. «Até pela classificação e pelos resultados, o Sp. Braga tem sido considerado na luta pelo título. Sabemos bem como se organiza, quais são os pontos fortes e os que podemos explorar. Esperamos um jogo competitivo entre duas boas equipas», anteviu. 

O treinador disse ainda que o jogo «só valerá três pontos» mas considera-os «fundamentais numa altura decisiva.

«Estão a definir-se as grandes decisões. Faltam poucas jornadas. Por isso estes três pontos são fundamentais. Não acredito que se possam fazer contas aos resultados dos outros. O que as outras equipas farão está fora do nosso controlo», disse.

Vítor Pereira: Lucho, Fernando e a escassez de médios

Reflexões do técnico sobre a ação do meio-campo azul e branco


Boa parte da conversa entre Vítor Pereira e os jornalistas, nesta quinta-feira, foi dedicada aos processos do meio-campo do F.C. Porto. Falou-se, sobretudo, do papel desempenhado por Lucho Gonzalez - tão criticado nas últimas semanas - e daquilo que o técnico defende para esse setor. 

«Gosto de definir bem as coisas. O que peço ao meio-campo é que joguem em linhas diferentes e permitam equilíbrio em todas ações», começou por referir Vítor Pereira.

«Nunca pedi ao Lucho para jogar entre linhas [meio-campo e ataque] e nunca baixar no terreno. O atleta tem de perceber quando tem de recuar, quando tem de abrir, quando tem de pedir a bola.»

«Quem define o futebol de forma geométrica e em papel quadriculado tem dificuldade em perceber isto. Eu não vejo assim o futebol», acrescentou o treinador do F.C. Porto, antes de mais uma reflexão. 

«Não posso pedir ao Fernando, que se sente confortável como seis e recuperador de bola, que apareça na posição dez. Tenho de potenciar as características dos jogadores.»

Souza, Belluschi e Guarín saíram por empréstimo em Janeiro. O F.C. Porto ficou limitado a quatro médios puros no plantel. Como foi possível a direção ter deixado sair todos eles?

«Os jogadores que saíram tinham competência. Queriam jogar mais e precisavam de um estímulo diferente. Queriam ser mais utilizados e por isso saíram. O plantel dá-me garantias suficientes para os jogos que faltam», respondeu Vítor Pereira à questão do Maisfutebol.

Em Braga, até é provável que o técnico só tenha três médios disponíveis. Fernando continua em dúvida. «Espero que ele recupere. Se não recuperar, teremos de jogar numa dinâmica diferente.»

Vítor Pereira: «Eu vou sair? Isso vem em que jornal?»

Treinador do F.C. Porto refuta as notícias que apontam para o adeus ao clube no final da temporada


Terá sido o momento mais quente da conferência de imprensa. Vítor Pereira reagiu com veemência às notícias que o colocam fora do clube no final da época. Mesmo que seja campeão nacional.

O treinador entrou em diálogo com os jornalistas para criticar os dois diários que avançaram com esse anúncio. 

«Essa notícia [da saída] vem em que jornal? E qual é a fonte? Pois, já estávamos à espera. Eu estranharia é que não surgisse nada a apontar nesse sentido», reagiu o técnico do F.C. Porto.

«Há quem queira desestabilizar, já que estamos em primeiro e temos ganho muitos títulos nos últimos anos. E isso incomoda muita gente. Há pessoas que desrespeitam a sua profissão e se colocam ao serviço de terceiros.»

Outro diário foi mais longe e referiu que Leonardo Jardim seria o sucessor de Vítor Pereira. Isto, a dois dias do Sp. Braga. «Estamos habituados a notícias dessas. Se houvesse instabilidade criada de dentro para fora ficaria desgostoso. Vinda do outro lado, é natural. Apenas lamento.» 

E nem o propalado ambiente difícil no seio do grupo de trabalho abala a convicção do treinador: os problemas são criados por quem está de fora. «As conversas com os jogadores antes do treino são naturais, por exemplo. Qualquer treinador as faz. Acho normalíssimo um técnico dialogar com a equipa, não é sinónimo de desunião.»

Vítor Pereira: «Rolando no banco? Não foi para penalizá-lo»

Defesa central deve continuar fora da equipa. «É uma opção»


Rolando foi riscado da equipa inicial frente ao Olhanense. Maicon e Otamendi deram uma boa respostas e é mais do que provável que o internacional português continue no banco em Braga. Vítor Pereira assegura, porém, que a medida não está relacionada com qualquer castigo.

«Escolho sempre a equipa que me dá mais garantias. Para aquele jogo essa era a equipa que me dava mais solidez e equilíbrio. O Rolando tem sido um profissional do melhor que eu vi. Colocá-lo no banco não foi uma medida penalizadora», assegurou o treinador do F.C. Porto.

Para Vítor Pereira, este não é o momento de se falar em individualidades. «Temos de colocar o clube acima de todos, mesmo do seu treinador. É hora de nos unirmos.»

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje temos uma prova de fogo na luta pelo bicampeonato.

O Braga é uma excelente equipa, ambiciosa, bem orientada por Leonardo Jardim, que se encontra com os níveis de confiança elevados.

Por tudo isto terá se ser um Porto à Porto, o que terá de logo entrar em campo.

Temos de ser combativos e concentrados desde o apito inicial até final do jogo, pois penso que a partida será muito equilibrada.

A equipa irá ter um forte apoio em Braga, e todos nós ambicionamos mais uma vitória rumo ao título.

Abraço e boa Páscoa

Paulo