quinta-feira, 5 de abril de 2012

Só a Juventus rivaliza com a defesa dos dragões

O FC Porto tem a segunda defesa menos batida dos principais campeonatos da Europa, com os mesmos 17 golos encaixados da Juventus, mas os italianos já disputaram 30 jornadas e os campeões nacionais apenas 25. Um dado estatístico interessante atendendo às recentes críticas ao setor mais recuado dos dragões e, sobretudo, às constantes mudanças de que tem sido alvo. Basta recordar que há 15 jogos que o treinador muda pelo menos um dos intervenientes do quinteto.
Há uma semana, Vítor Pereira defendeu-se da acusação de irregularidade defensiva. "Há dias li uma coisa engraçada, que dizia: 'Esta é a equipa do FC Porto que mais golos sofreu nos últimos anos.' E eu digo assim: provavelmente será [...] mas neste campeonato não há nenhuma equipa que tenha sofrido menos golos do que nós", lembrou. O Sporting surge a seguir com mais dois golos encaixados, apesar do quinto lugar da tabela. Os 17 golos em 25 jogos significam que o FC Porto sofre um golo a cada 132 minutos. Uma estatística reforçada na partida com o Olhanense em que conseguiu manter a baliza inviolada.
É em Itália, onde o futebol defensivo tem tradição, que os dragões encontram concorrência, mas os 17 golos sofridos pela Juventus não chegam para ser líder, sublinhe-se. Na Alemanha, o Bayern de Munique tem apenas mais um golo sofrido e, curiosamente, também está em segundo. Assim como em Espanha, com o Barcelona a ter o melhor registo (22 golos).

in "ojogo.pt"

Sem comentários: