quarta-feira, 9 de maio de 2012

As pilhas de Moutinho são as que duram mais

MARATONISTA DO PLANTEL CAMPEÃO



Mesmo que não atue em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, na derradeira partida da presente temporada,João Moutinho será sempre o jogador do FCPorto com mais tempo de jogo nas pernas em 2011/12.

Os 3.527’ que leva, neste momento, com a camisola azul e branca garantem-lhe desde já o rótulo de maratonista do plantel, pois até superam os 3.510’ de utilização de Helton. Como está previsto que o guarda-redes brasileiro fique de fora desta partida com o Rio Ave, por forma a que Bracali e Kadú tenham a oportunidade de juntar os seus nomes à galeria dos campeões, então fica claro que ninguém vai superar o registo de João Moutinho.

Aliás, na derradeira partida da Liga o médio deve alargar a vantagem que tem para Helton, já que, ao contrário do guardião, deve ser titular em Vila do Conde. É que, face ao castigo que Fernando vai cumprir, Vítor Pereira não tem mais por onde escolher: o técnico tem apenas três médios disponíveis para formar o trio de meio-campo. João Moutinho poderá, assim, ultrapassar a fasquia dos 3.600 minutos em jogos oficiais do clube, algo que não está ao alcance de mais nenhum elemento do plantel.

Apesar de alinhar numa das posições fisicamente mais desgastantes, a verdade é que o ex-jogador do Sporting, de 25 anos, tem umas pilhas que duram mais do que as dos colegas. Basta ver que, mesmo não tendo sido sempre totalista, apenas falhou dois jogos da presente época: frente ao modesto Pêro Pinheiro, para a Taça, foi poupado, e frente ao Rio Ave, na 1.ª volta da Liga, cumpriu castigo. E, de lá para cá, nunca mais parou.

Ainda assim, mesmo tendo em conta que é o jogador portista mais utilizado por Vítor Pereira, João Moutinho continua longe da utilização que teve na época passada, com André Villas-Boas no comando técnico. Isso acontece porque, em 2010/11, o FCPorto disputou 58 jogos oficiais e, agora, vai ficar-se pelos 46.

in "record.pt"

Sem comentários: