quinta-feira, 3 de maio de 2012

Estratégias para Hulk ficar


Encontrar argumentos que ajudem a motivar Hulk a continuar na próxima época foi uma tarefa que exigiu bastante criatividade para as mais variadas personalidades ouvidas ontem por O JOGO. Depois de ter conquistado 10 títulos nos últimos quatro anos (uma Liga Europa, três campeonatos, três Taças de Portugal e outras tantas Supertaças) o que sobra, afinal, para Hulk conquistar no FC Porto? Que objetivos lhe restam? E o que seria capaz de manter o brasileiro por cá? A resposta não foi fácil de encontrar. Falou-se da qualidade da comida portuguesa - em tom de brincadeira, claro -, da possibilidade de continuar a ganhar ainda mais títulos ou até de uma "mentira": a convicção de que o FC Porto ganharia, com ele, a Liga dos Campeões. "Manter Hulk na próxima época é uma missão impossível. É quase como a morte, não podemos fazer nada, é uma inevitabilidade. Ele só ficaria cá por caridade", sintetizou o escritor Álvaro Magalhães, numa ideia extensiva a todos os outros. Walter, o amigo de Hulk que está agora no Cruzeiro, também entende que chegou a hora de o avançado partir. "Ele já fez nome em Portugal e agora tem que procurar espaço num clube como o Barcelona, Real Madrid, Chelsea ou Manchester City, até porque ele é um jogador desse nível. No FC Porto já ganhou tudo e as pessoas têm de compreender que ele também tem os seus sonhos e que será difícil motivá-lo para continuar", explicou o avançado.
Se parece consensual que dificilmente se encontram "argumentos válidos" para motivar Hulk a continuar, há também quem admita que esta época provou que a tentativa de manter "jogadores contrariados" não é uma boa solução. É o caso do adepto Miguel Guedes. "Ficou provado que o enorme esforço e boa fé para manter jogadores vencedores acaba por ser contraproducente. Nem é sequer o caso de Hulk que sempre deu tudo o que tinha".
Parece difícil de fugir à ideia de que "Hulk é um jogador especial", como referiu o médio Castro, até pelos argumentos estatísticos revelados esta época: quase um terço dos pontos conquistados pela equipa saíram dos golos que marcou no campeonato, um número que, por si só, lhe garante um lugar de destaque na história desta época. "Hulk é um jogador capaz de resolver um jogo difícil ou um que esteja mais complicado. Essa é a sua principal característica", reforçou o guarda-redes Beto. "É especial, único", diz Walter, numa análise que colhe com os números: neste campeonato, ninguém deitou a mão a tantos pontos como o brasileiro, bem à frente de Cardozo (intervenção decisiva em 16 pontos do Benfica) e Lima (15 no Braga).

Clássico pode ser o adeus a uma casa onde se fez rei


O clássico com o Sporting poderá ser a última oportunidade para que os adeptos do FC Porto possam ver Hulk jogar no Estádio do Dragão. A confirmar-se a transferência do Incrível no final da temporada, será como ver o Real Madrid perder Cristiano Ronaldo, ou o Barcelona Leonel Messi, porque é isso que estará em jogo no mercado de transferências de verão. Para justificar esse simbolismo, basta constatar que Hulk bateu muitos recordes do clube em quatro temporadas. Começando pelo valor da sua aquisição, o brasileiro foi o jogador mais caro de sempre da história do FC Porto, com 19 milhões de euros gastos em duas tranches (5,5 mais 13,5 milhões de euros). Para encerrar aqui o capítulo dos milhões, Hulk detém também a maior cláusula de rescisão jamais estabelecida no clube.
Único "Dragão de Ouro" repetente, o brasileiro é também o oitavo melhor marcador de sempre do clube em jogos do campeonato (50 golos) e o melhor marcador de sempre no Estádio do Dragão, com 41 golos - mais dois do que Falcao. Com as duas grandes penalidades convertidas nos Barreiros, Hulk reforçou o estatuto de internacional brasileiro mais goleador fora do seu país, com 19 golos em 37 jogos.


Quatro conhecidos adeptos do FC Porto foram convidados a apresentar os argumentos que utilizariam numa conversa com Hulk para o tentar convencer a continuar...


Manuel Serrão

"Só se for pela comida"

"O argumento para tentar convencer o Hulk a ficar na próxima época só pode ser um: dizia-lhe que não encontra em mais lado nenhum um sítio onde se coma tão bem. Dizia-lhe também que o bem-estar e a felicidade são o mais importante e que nos podia dar uma ajuda na próxima Liga dos Campeões. Mais a sério, digo que não se consegue motivar um jogador como o Hulk a continuar. Não vejo como isso será possível. Só mesmo se lhe dissesse que na próxima época vai ganhar a Liga dos Campeões e que, nessa altura, teria ainda mais mercado. É o único argumento válido que consigo encontrar. Por isso, se derem o dinheiro que o clube pretende, e se ele aceitar ir para esse clube, acho que é justo deixá-lo partir no final desta época."


Miguel Guedes

"Vais ganhar ainda mais"

"Dizia-lhe que na próxima época vamos ganhar mais e melhor, o que naturalmente não é um garante para a sua conta pessoal de euros, mas tão só para a sua conta pessoal de títulos. Diria também obrigado, decida o que decidir. Mas acho que ele dificilmente poderá ficar no FC Porto na próxima temporada. É o melhor e mais desequilibrador desta época e será o jogador que pode trazer ao clube um forte equilíbrio nas contas. Julgo que, mesmo abaixo da cláusula de rescisão, pode sair por valores surpreendentes. Com muita pena minha, fará provavelmente o último jogo no Dragão no próximo sábado."


Álvaro Magalhães

"Só com uma mentira..."

"Seria muito difícil convencê-lo a ficar, diria que é quase impossível. Acredito que ele tem a consciência de que cumpriu o seu ciclo no clube, e o próprio clube também terá muito dinheiro a ganhar com ele. Para o Hulk ficar, acredito que só com uma mentira: dizia-lhe que íamos ganhar a Liga dos Campeões na próxima época, como se fez com o Deco, embora, nesse caso, ele tenha sido enganado com a verdade. Acredito que ele vai sair, até porque o clube tem uma dívida de gratidão para com ele. Mesmo que a proposta não atinja os números astronómicos de que se falam, e a menos que seja ridícula, o clube vai vendê-lo, até porque me parece haver uma vontade de renovar a equipa.
"

Rui Reininho

"Argumentos? Não há"

"Para ele ficar, dizia-lhe que nunca encontrará churrasqueiras tão boas como aqui. Não há, em mais lado nenhum na Europa, picanha e feijoada tão boas como a portuguesa. Este é o melhor argumento que se lhe pode apresentar, até porque não há outros, sejam monetários ou até mesmo desportivos. Já ganhou tudo o que havia para ganhar no FC Porto e é justo deixá-lo partir, até pelas aspirações que ele tem na seleção brasileira. Vai ser difícil vê-lo jogar por outra equipa, mas acho que isso é uma inevitabilidade. Agora, acho que o dinheiro que o FC Porto vai receber por ele devia ser reinvestido em jogadores portugueses. Veja-se o caso do Barcelona que também fez um grande esforço para recuperar o Fàbregas. Nós podíamos fazer o mesmo com o Meireles, por exemplo."

in "ojogo.pt"


Sem comentários: