sexta-feira, 22 de março de 2013

«Helton ainda é o guarda-redes mais completo a atuar em Portugal» - Vítor Baía


Antigo guardião portista enaltece qualidade do brasileiro. Considera-o o guarda-redes «mais completo» a jogar em Portugal...E destaca o jogo de pés do seu sucessor.

Vítor Baía foi o convidado de honra da mais recente exposição temporária em exibição no SEA Life Porto, designada «Dragões dos Mares». O antigo guarda-redes, curiosamente um ex-dragão dos relvados, acompanhou cerca de duas dezenas de crianças apoiadas pela sua Fundação numa visita pelo maior aquário da Cidade Invicta, numa iniciativa que considera «importante para dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos com estes jovens, proporcionando-lhes momentos diferentes e especiais».

Já depois de seguir atentamente a apresentação de uns raríssimos dragões-marinhos em exposição no aquário, Vítor Baía abordou o momento atual dos dragões, individualizando o seu discurso para a zona onde as competências lhe dizem mais respeito e falou do momento de Helton, um guarda-redes que conhece melhor do que ninguém e que, na realidade, foi o seu sucessor como guardião do templo portista. «Continua a exibir-se a um nível altíssimo e ainda é o guarda-redes mais completo a atuar em Portugal», começa por afirmar o último dono da camisola 99 do FC Porto.

A forma como Helton gere alguns lances aparentemente de fácil resolução, sobretudo com os pés, também mereceu um comentário por parte da antiga glória azul e branca: «Ele tem um à-vontade a jogar com os pés que nenhum outro guarda-redes em Portugal tem, daí que acabe por ser natural que arrisque mais do que é normal». Vítor Baía compreende que as situações de risco que o brasileiro tem enfrentado esta época possam não agradar aos adeptos mas destaca a qualidade «acima da média» que Helton tem a jogar com os pés.


in "abola.pt"

Sem comentários: