sexta-feira, 22 de março de 2013

"O NOSSO PONTO FORTE É A EQUIPA"


O FC Porto Vitalis regressa este sábado (17h30) ao Dragão Caixa para um "clássico" da fase final do Andebol 1. Ricardo Moreira foi o porta-voz da equipa na superflash realizada na quinta-feira e explica que, apesar de o Sporting ser candidato ao título, a equipa dos Dragões pretende manter a invencibilidade de mais de três anos no pavilhão azul e branco.

Em relação ao jogo que se avizinha, o capitão avisa que será difícil. "Sempre que jogámos com o Sporting eles causaram-nos muitas dificuldades. Sabemos que eles vêm de duas vitórias moralizadoras e vão procurar quebrar a nossa invencibilidade e aproximar-se mais na classificação. Nós vamos procurar ganhar, manter o primeiro lugar e a equipa sem derrotas ou empates nesta fase final e assim manter os nossos objectivos", declarou.

"Vai ser um jogo ‘taco-a-taco’, porque o Sporting tem grandes valores individuais, um bom guarda-redes e uma equipa rápida no contra-ataque. Penso que se contrariarmos esses pontos iremos ganhar, mas sabemos que vai ser um jogo muito duro. Se me perguntarem o que seria ideal, eu diria que era começarmos, como em Águas Santas, com uma vantagem de quatro golos. Mas também sabemos que isso pode não acontecer. Olhamos para o Sporting como um candidato ao título, uma equipa motivada e em clara ascendência na tabela classificativa; temos de quebrar esse ímpeto e para o quebrar temos de ganhar", afirmou.

Ricardo Moreira explicou ainda que não acredita num campeonato disputado apenas entre os Dragões e o Benfica. "Existem outras equipas a lutar e que podem tirar pontos ao FC Porto e ao nosso adversário directo e acredito que o título não será decidido entre os dois", sublinhou. O rival lisboeta não está na mente dos jogadores azuis e brancos: "Se estivermos preocupados com os resultados dos outros, o nosso jogo passa para segundo plano. Se vencermos é óptimo, se as outras equipas deslizarem é óptimo. Nós preocupamo-nos connosco, com o nosso jogo, a nossa forma de jogar e os nossos pontos fortes". 

"Nesta fase final temos de estar sempre em alerta, porque todos os jogos são contra candidatos ao título ou contra equipas muito fortes. Chegando à vantagem contra o Sporting, ABC ou Águas Santas, que são adversários complicados, temos de conseguir mantê-la. Nesta fase, isso é bastante difícil", explicou.

O ponta-direita frisou que o plantel está motivado para a luta pelo pentacampeonato, um feito nunca obtido no andebol portista e a que só o Sporting chegou em Portugal, nos anos 1960 e 70. "O nosso ponto forte é a equipa e o que queremos é manter esta motivação e alegria. Na época passada não tivemos qualquer derrota nesta fase final isso é mais um objectivo", confessou. Nas três últimas temporadas, o FC Porto festejou o campeonato antes do último jogo, mas isso não preocupa o plantel: "O nosso rival directo teve então derrotas com outras equipas e se isso não acontecer este ano não nos causará qualquer ansiedade. Mais importante que conseguir o título antes de acabar o campeonato é ter o título. Seja a meio, a uma jornada ou no fim, é indiferente".


in "fcp.pt"

Sem comentários: