sexta-feira, 14 de junho de 2013

Encontro junta 'bloggers' portistas

"Prefiro ler blogues amadores sobre o meu clube do que ler jornais desportivos", diz um dos organizadores dos encontros da "Bluegosfera". A ideia surgiu há um ano. Espinho recebe, no sábado, a segunda edição da iniciativa.

Foi a partir “do nada”. Três amigos à conversa - os três portistas e os três administradores de blogues dedicados ao seu clube - e... porque não? Surgia a ideia de promover um encontro de 'bloggers' adeptos dos dragões.
Ao universo em que se moviam chamaram "Bluegosfera” e, assim, surgiu, há um ano, o "I Encontro da Bluegosfera". A segunda edição está marcada para sábado, em Espinho, no auditório municipal.
Um dos promotores desta “brincadeira um bocadinho séria”, Paulo Jorge Santos, diz àRenascença que valores como “a paixão, o gosto e o amor ao clube” foram decisivos para a ideia ganhar forma, a par de uma atitude pró-activa, decorrente da convicação de que não se deve "esperar pelo que o clube possa fazer por nós, mas pensar no que se pode fazer pelo nosso clube”.

O também administrador do blogue “Bibó Porto, carago!” considera o FC Porto “um mundo à parte”, onde estão presentes “uma emoção e uma adrenalina muito fortes” e onde “nada mais interessa”, mas não deixa de fazer uma nota crítica, face a pessoas que “não querem sair do conforto do anonimato”.

"Há muitos heróis na Internet, mas, quando chega a hora de ir aos encontros e dar a cara, deixam logo transparecer uma coisa: de netices e neteiros anda o mundo cheio”, desabafa, adiantando, também, que há outras dificuldades: "Foram precisos 30 contactos para assegurar nove pessoas para serem oradores do fórum de sábado".
Quando questionado sobre se a "Bluegosfera" poder servir para alimentar fanatismos, Paulo Jorge Santos não tem dúvidas: “[a bluegosfera] pretende ser um espaço virtual, tranquilo e o fanatismo já existia antes de haver Internet".
Os debates
Mas o que é que os ‘ciberadeptos’ discutem? O “Blue Boy”, nickname de Paulo Jorge, diz que “não há secretismo” nos encontros da "Bluegosfera" e que o clube "está a par, desde o início, de tudo o que se debate nos blogues e nos encontros”.

“É tudo feito às claras para não suscitar nenhum tipo de dúvidas”, sublinha.

Na primeira edição, foram debatidos temas como “A Bluegosfera no contexto das novas formas de comunicação” e “As modalidades de alta competição têm ou não futuro no FCP?”. Este ano, o encontro conta com três painéis de discussão: "O tal canal", “Ser ou não ser um jogador à Porto” e “A insustentável leveza do sucesso”.

Paulo Jorge Santos explica que no primeiro espaço de discussão será debatido "o papel do Porto Canal enquanto veículo transmissor de informação do FC Porto”, sinal de que o universo azul e branco é sensível aos aspectos ligados à comunicação social. Paulo Jorge Santos confirma-o, ao afirmar: "Prefiro ler blogues amadores sobre o meu clube do que ler jornais desportivos".
in "rr.pt"

Sem comentários: