sexta-feira, 14 de junho de 2013

VÍTOR HUGO E HÉLDER NUNES APOSTAM NA TAÇA

No passado sábado, o FC Porto Império Bonança venceu o Candelária por 8-7 na última jornada do Campeonato nacional. Agora, a formação portista enfrenta a mesma equipa, nos Açores, para os quartos-de-final da Taça de Portugal (sábado, 22h de Portugal Continental). Hélder Nunes e Vítor Hugo revelaram ao Porto Canal e www.fcporto.pt a ambição de entrar na "final four" e conquistar o troféu.

Vítor Hugo

O Campeonato terminou e o FC Porto foi campeão. Como analisa a conquista?
Ganhar é o apanágio deste clube e reconquistar o título que fugiu ao FC Porto na época passada foi muito bom. Foi para isso que trabalhámos durante o ano e culminá-lo com êxito foi fantástico.

Houve algum momento marcante ou decisivo?
O jogo na Luz, em Janeiro, foi muito importante. Penso que terá sido o jogo da viragem. Todos os jogos são importantes, mas esse foi o marcar de uma posição.

A nível pessoal, consegue destacar algum momento marcante?
Tive fases em que joguei mais e outras em que joguei menos, mas estou aqui para ajudar. Espero para o ano poder ser ainda mais útil. Foi um ano de adaptação e aprendizagem e espero para o ano corresponder ainda mais.

O jogo com o Candelária adivinha-se complicado?
Jogar nos Açores é sempre muito complicado. No campeonato vencemos por 3-2 e tivemos muitas dificuldades. Acredito que agora vá acontecer a mesma coisa, mas temos tudo para ganhar, jogando ao nosso nível.

O Candelária supera-se sempre contra o FC Porto?
Penso que não, acho que todas as equipas querem ganhar ao FC Porto. É normal querer ganhar ao melhor. Porém, quando vamos jogar aos Açores, talvez devido ao clima ou à viagem, sentimos dificuldades.

A Taça de Portugal foge há alguns anos ao FC Porto. É muito importante vencê-la?
Queremos acabar a época em beleza, estar presentes na “final four” e depois queremos vencer a Taça. Ainda temos o jogo com o Candelária e depois o jogo das meias-finais deverá ser com o Benfica, portanto ainda temos muito para lutar antes da final.

Se a meia-final for com o Benfica, trata-se uma final antecipada?
Podemos dizer que sim, apesar de que, da outra meia-final, deverá sair a Oliveirense, detentora das duas últimas Taças de Portugal. É um clube com história nesta competição e tem um excelente treinador e jogadores. Mas tenho em crer que um eventual jogo com o Benfica será muito importante e daí sairá o vencedor da competição.

Hélder Nunes

Agora que o Campeonato chegou ao fim, que análise faz ao percurso da equipa?
Foi um campeonato muito positivo, fomos campeões e isso é que nos interessa. Não começámos muito bem, mas alguns jogadores vinham da selecção, o que pode ter atrasado o entrosamento da equipa. Com o decorrer do campeonato fomos melhorando e os seis pontos de avanço mostram isso mesmo.

Houve algum momento marcante?
Embora todos os jogos sejam importantes, foi importante termos vencido na Luz. Essa vitória deu-nos avanço pontual e ânimo e retirou-lhes algum.

A nível pessoal, consegues destacar algum momento marcante, durante a época?
Não. Os meus momentos bons ou maus dependem sempre dos meus colegas de equipa. Sem eles nada disto era possível e estou-lhes muito grato por tudo o que fizeram por mim.

Ao longo da temporada, houve alguma fase menos boa?
Houve, de início, aquela fase de adaptação, em que jogava menos. Os jogadores que vinham da selecção estavam cansados mas depois, com a ajuda destes excelentes companheiros, tudo correu da melhor forma.

Ganhar o primeiro campeonato no primeiro ano no FC Porto terá sido marcante.
Sim, sem dúvida. Este é o meu clube do coração, sou portista e isso deixa marcas. É muito bom estar num clube que gosta de ganhar e que nos permite evoluir.

O próximo adversário na Taça de Portugal é o mesmo da última jornada do Campeonato. Trata-se de uma equipa complicada para o FC Porto?
O jogo cá não contava para nada, nem para nós nem para eles, e penso que isso ditou o relaxamento que tivemos depois de chegar a uma boa vantagem. Nos Açores, vai ser um jogo completamente diferente, complicado, entre duas equipas que querem estar na "final four". Temos mais valores, fomos campeões nacionais e vamos ter de o provar lá, no jogo.

O FC Porto já não conquista a Taça há alguns anos. Isso é uma motivação extra?
Sim. Desde o início da época que queremos vencer todas as competições e esta não é diferente. É um título que queremos conquistar.


in "fcp.pt"

Sem comentários: