quinta-feira, 6 de junho de 2013

Paulo Fonseca e os elogios de Villas-Boas

Taça de Portugal transformou o destino de Paulo Fonseca que, ao serviço do Paços de Ferreira, criou uma ponte para o FC Porto.


Paulo Fonseca começou a revelar forte tendência para os grandes feitos ao serviço do Pinhalnovense. Foi ao comando técnico da equipa de Pinhal Novo, então a militar na II Divisão, que Paulo Fonseca logrou duas presenças consecutivas nos quartos de final da Taça de Portugal. A história do Pinhalnovense mudara, nessa altura, bem como a do treinador que um dia chegaria ao Estádio do Dragão para complicar a vida do FC Porto de André Villas-Boas, isto na época de 2010/11. 


Os dragões travaram o caminho progressivo do Pinhalnovense na Taça de Portugal. Aliás, foi nesta competição que Paulo Fonseca apresentou o seu currículo como técnico da nova geração. No Estádio do Mar, deixou para trás o Leixões com uma exibição de qualidade e com algumas promessas. O lateral-direito Diogo Figueiras, por exemplo, ficara na retina de André Villas-Boas que lhe dedicou rasgados elogios na véspera da receção ao Pinhalnovense. O defesa firmou créditos mais tarde no Paços de Ferreira, e adaptado a lateral-esquerdo. 



O Aves abriu-lhe as portas às competições profissionais e mais uma vez Paulo Fonseca chega aos quartos de final da Taça de Portugal e duas eliminatórias antes já era notícia por atirar o V. Guimarães para fora da prova, nos penáltis. Acabou a época muito próximo dos lugares de subida e conquistou o Paços de Ferreira.



Paulo Fonseca conseguiu extrair o melhor que cada um dos jogadores tem e fez de Josué uma peça móvel entre o meio-campo e as ala. Josué ganhou maturidade e agarrou a oportunidade que o devolveu ao FC Porto, onde juntos voltam a trabalhar, desta feita, para a revalidação do título e num plano mais ambicioso da Liga dos Campeões. 



E o Paços de Ferreira estreia-se na Liga milionária sem o homem que o conduziu ao feito histórico... 


in "ojogo.pt"

Sem comentários: