terça-feira, 9 de julho de 2013

Ghilas. O avançado que não sonhava jogar no Dragão

Goleador argelino assinou por quatro temporadas e vai tentar seguir as pisadas do compatriota Rabah Madjer
Era uma questão de tempo até Ghilas sair do Moreirense. O avançado argelino começou a dar nas vistas no início de 2012 ao marcar em Alvalade num jogo da Taça da Liga (1-1, 19 de Janeiro), mas foi nesta última época, já na Liga Portuguesa, que se assumiu decididamente como um goleador. Apesar de a equipa de Moreira de Cónegos ter descido de divisão, o contributo de Ghilas foi indiscutível - 13 golos em 30 jogos.

O interesse do Sporting foi público logo em Janeiro e muito se falou sobre a eventualidade de haver um direito de preferência, garantido após o empréstimo de Jorge Chula, mas o i apurou em tempo oportuno que o futebolista nunca chegou a ser uma hipótese provável neste defeso. As características agradavam, mas o dinheiro exigido numa contratação e a dúvida sobre eventuais dificuldades de adaptação afastaram essa hipótese, apesar de Augusto Inácio, actual director do futebol profissional dos leões, ter orientado Ghilas na equipa minhota. O empresário do argelino, Romeu Magalhães, declarou ontem que achava haver "alguma paixão de Inácio em contar com Ghilas no Sporting".

O FC Porto foi o destino final para um jogador que também interessou a clubes ingleses e franceses. O interesse dos dragões foi subindo de intensidade e ontem as dúvidas ficaram definitivamente esclarecidas, com a oficialização do negócio. Ghilas assinou por quatro temporadas, tem uma cláusula de rescisão fixada nos 30 milhões de euros e não foi especificado o valor exacto da transferência, apesar de sempre se ter especulado que rondaria os 3 milhões de euros. "Estou muito contente, este clube vai ensinar-me muita coisa. Tenho de trabalhar muito e quero jogar o maior número de vezes possível", afirmou o avançado, que foi muitas vezes chamado "Benzema de Moreira de Cónegos" e que terá a difícil tarefa de fazer concorrência a Jackson Martínez.

Ghilas viu, chegou, assinou e partiu já com a equipa para o estágio na Holanda. O FC Porto "é a melhor equipa de Portugal e uma grande equipa na Europa", mas o argelino não cedeu à tentação de cair em elogios rotineiros, garantindo que vestir a camisola os dragões não é um verdadeiro sonho. "Não posso dizer isso porque não sou daqui. Mas foi uma coisa muito boa para mim", esclareceu em declarações ao Porto Canal. O espírito que muitos jogadores associam ao FC Porto já parece ter sido assimilado por Ghilas no momento de estabelecer um objectivo: "O clube vai ensinar- -me muitas coisas. Espero que seja campeão este ano e quero trabalhar muito, muito, muito, muito e tentar jogar o mais possível."


Ghilas será o segundo argelino na história do FC Porto. O primeiro, Rabah Madjer, também era avançado e ficou ligado a um momento histórico na vida do clube. Representou os dragões entre 1985 e 1991 - uma época no Valencia pelo meio - e fez parte da equipa que conquistou a Taça dos Campeões Europeus na final de Viena com o Bayern Munique, em 1987. Mais que isso, marcou o famoso golo de calcanhar. Para Ghilas, o calcanhar poderá ser uma meta longa; entrar com o pé direito já será bom.

in "ionline.pt"

Sem comentários: