segunda-feira, 12 de agosto de 2013

FC Porto. Helton, o guarda-taças


A conquista da Supertaça acentua a onda azul: 24 taças nacionais em 46 no século xxi, 18 deles com Helton (Benfica e Sporting têm 16!)

Oitenta e três dias dariam para Phileas Fogg dar a volta ao mundo e descansar à sombra dos louros de uma missão bem sucedida. Por cá, em Portugal, 83 dias separam os dois últimos títulos do FC Porto, entre o campeonato em Paços de Ferreira e a Supertaça de Aveiro. Mudam isto e aquilo, entre treinadores, datas, árbitros, mas há denominadores comuns, como o FC Porto e até Paulo Fonseca

Vencedor da Supertaça nacional pela 20.a vez (como o Manchester United em Inglaterra), a equipa agora dirigida por Paulo Fonseca (ex-Paços) destrói o Vitória de Guimarães em apenas 45 minutos, com uma primeira parte de luxo e consolidada pelos três golos, divididos por Licá, Jackson e Lucho.
É o inédito penta do FC Porto na Supertaça, iniciado a 9 de Agosto de 2008 com o Paços. Nessa noite, Jesualdo Ferreira tem Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando, Meireles e Belluschi; Mariano González, Hulk e Varela. Cinco anos depois, Paulo Fonseca repete Helton na baliza, Fucile na lateral- -direita e Fernando no meio.

E se pelo meio desse período Fucile joga com Neymar no Santos e Fernando se rebela um par de vezes, o guarda-redes Helton é o digno e fiel representante da marca FCP. Qual marca? Ora vejamos: dos 46 títulos nacionais atribuídos neste século xxi, entre campeonatos (13), Taças de Portugal (13), Supertaças (14) e Taças da Liga (6), mais de metade é do Porto (24). Os restantes 22 distribuem- -se pela plebe Benfica (8), Sporting (8), Vitórria (2), Boavista, Académica, Vitória e Braga (1).

Afunilamos a pesquisa. Dos 24 títulos do FCP neste século, 18 deles vêm com o carimbo de Helton. Vamos repetir o número só para evitar mal-entendidos, dezoito, de-zoii-to, 18. Mais que Eusébio, Simões e Bento (16), Shéu (17), tantos como Nené (18) e menos que Coluna (19), Jorge Costa/Semedo (20), Jaime Magalhães (21), Vítor Baía/João Pinto (24).

O caso de Helton é mais curioso ainda porque é jogador do Vasco e do Leiria antes de assinar pelo FC Porto, aos 27 anos de idade. Ou seja, em tão-só oito épocas, acumula o número absurdo de 18 títulos (mais que Benfica e Sporting juntos!). Como é guarda-redes, tem mais anos de futebol que qualquer outro.

Será o céu o limite? "A ideia de se conquistar nunca acaba. Todos os que têm oportunidade de conquistar, de ter outros objectivos, ainda mais ousados, quando se tem essa oportunidade, deve agarrar--se com unhas e dentes."

Até quando? "Tenho contrato até ao final do ano, uma eventual saída depende de mim e do FC Porto. Estamos a iniciar uma época e não estou a pensar em sair ou em terminar a carreira. É claro que fico imensamente grato ao Vasco da Gama, mas sou apaixonado pelo FC Porto e pelos adeptos deste clube." Helton, um homem de palavra. E de títulos.

in "ionline.pt"

Sem comentários: