sábado, 10 de janeiro de 2015

FC Porto-Belenenses (antevisão): Dragão sem magia africana


Regresso a casa após a afluência recorde a 1 de janeiro

MOMENTO 

FC PORTO: a equipa regressa ao Estádio do Dragão após a afluência recorde ao treino à porta aberta, a 1 de janeiro. Foram 23 mil pessoas a ver uma simples sessão de trabalho, demonstrando as saudades que sentem por um contacto mais regular com os jogadores. Entretanto, o FC Porto foi a Barcelos golear a equipa local (1-5), na despedida de Brahimi e Aboubakar. Os dois africanos, que vão disputar a CAN, apontaram 13 dos 57 golos (22,8 por cento) azuis e brancos na presente temporada. A magia de Brahimi, sobretudo, deixa saudades entre os adeptos. É altura para outros surgirem, como salienta Lopetegui. Tello e Quaresma assumem os flancos, Adrián López – nova vida?  - e Juan Quintero surgem como principais alternativas. Fabiano reecontra a equipa que defrontou na estreia como titular na Liga.  

BELENENSES: os homens do Restelo vem de uma pesadíssima derrota para a Taça de Portugal, em Braga (1-7) e não vencem para a Liga desde 9 de novembro de 2014. Ainda assim, apresentam um registo pontual de grande mérito sob o comando técnico de Lito Vidigal, que orientou a equipa pela primeira vez no Dragão, precisamente, na época passada. Como jogador, Litoesteve na última vitória do Belenenses no terreno do FC Porto (1-2), em 2001/02. Ainda assim, este não é o melhor momento para visitar os dragões. Pouco tempo de descanso após o embate com o Sp. Braga e a perda de Deyverson, referência ofensiva, face à contestada expulsão no Minho.  

AUSÊNCIAS 

FC PORTO: Alex Sandro castigado, Otávio lesionado, Brahimi e Aboubakar na CAN. 

BELENENSES: Deyverson castigado. 

DISCURSO DIRETO 

Julen Lopetegui: «Não vai ser um jogo fácil, não. O Belenenses está a fazer muitas coisas bem e uma boa época. A meu ver, o resultado de Braga foi exagerado e mentiroso. Com a ausência de Brahimi e Aboubakar há jogadores que vão ter mais presença, claro, que vão dar um passo em frente e mostrar que têm talento e que podemos contar com ele. Pedroto dizia que os adeptos não eram o jogador número 12, mas sim o jogador número um. Essa frase é perfeita, é por eles que temos que continuar a acreditar e a trabalhar. Depois do treino aberto, espero-os no primeiro jogo no Dragão.» 

Lito Vidigal: «Este jogo chega em circunstâncias diferentes do habitual. É o FC Porto que surge com mais tempo de recuperação, quando, por norma, é uma equipa mais sobrecarregada que nós. Temos 72 horas de recuperação no limite, vai ser um jogo dificílimo. Não tenho dúvidas de que se tivéssemos uma semana de recuperação, as nossas possibilidades de êxito seriam bem superiores. Temos de olhar para os nossos 23 pontos, o sétimo lugar diz tudo do trabalho brilhante que estes jogadores têm feito. Estamos muito acima do que seria de esperar.» 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS 


Este é um dos duelos com maior historial na Liga portuguesa. São 146 jogos, com 79 vitórias para o FC Porto, 31 empates e 36 triunfos para o Belenenses. O favoritismo portista cresce nos jogos em casa, com 51 vitórias em 73 encontros. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: