domingo, 8 de agosto de 2010

PC chega aos 50

Pinto da Costa já era, há muito tempo, o presidente com mais títulos conquistados, mas faltava a “cereja” que chegou ontem e logo frente ao grande rival: a vitória na Supertaça deu ao líder do FC Porto o 50.º troféu, um registo quase inacreditável conseguido em 28 anos à frente dos dragões. A primeira conquista da nova temporada tem a particularidade de coincidir com o primeiro título de André Villas-Boas, o técnico escolhido por Pinto da Costa para reiniciar um novo ciclo de vitórias. Para já, a vitória na Supertaça – e, mais do que isso, a prometedora exibição dos azuis e brancos – dá uma vez mais razão à escolha do presidente. Como os números provam, tem sido quase sempre assim...


15.º treinador

Villas-Boas sucede a 14 treinadores na “cinquentenária” lista das conquistas de Pinto da Costa. Neste particular, o principal contributo para o número mágico pertence a Artur Jorge, com nove títulos. Seguem-se Jesualdo Ferreira, com seis, e logo a seguir Bobby Robson, Fernando Santos e José Mourinho, cada um com cinco troféus. Para a marca agora alcançada foram também fundamentais as passagens de Tomislav Ivic e António Oliveira (ambos com quatro), Carlos Alberto Silva (três), Victor Fernández (dois) e ainda José Maria Pedroto, António Morais, Octávio Machado e Rui Barros (um). E, claro, o recém-chegado André Villas-Boas.

E antes?

Desde a sua fundação, em 1893, até ao dia em que Pinto da Costa subiu à presidência, 17 de abril de 1982, o FC Porto tinha 16 troféus conquistados, sendo que as competições nacionais apenas tiveram início na década de 20. Mesmo assim, em mais de seis décadas, os dragões conquistaram, tudo somado, apenas um terço (!) dos títulos conseguidos pelo atual presidente. Das 66 competições ganhas pelo FC Porto, 50 pertencem à gestão de Pinto da Costa. A única prova que lhe falta, entre todas as que o clube já disputou, é a Taça da Liga.

in "record.pt"

Sem comentários: