quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FC Porto tem de ser "paciente e rigoroso"

O FC Porto tem de ser "paciente e rigoroso" e não pode "expor-se de forma muito declarada" no encontro de amanhã, quinta-feira, com o Rapid Viena, da primeira jornada do grupo L da Liga Europa em futebol.

As ideias foram hoje, quarta-feira, transmitidas pelo treinador do FC Porto, que pediu ainda "lucidez e equilíbrio" e garantiu que a sua equipa "privilegia um futebol de ataque".

"Mas essa disposição (táctica) pode levar a calafrios", alertou André Villas-Boas, recordando, por exemplo, o encontro com o Sporting de Braga, no sábado, e que o FC Porto venceu por 3-2, depois de duas desvantagens no marcador.

O FC Porto, de acordo com o seu treinador, tem um "palmarés e um historial" a defender e o clube, como já foi também referido, "tem o compromisso de entrar para vencer em todas as competições".

André Villas-Boas garantiu não existir mais pressão pelo facto do FC Porto não participar este ano na Liga dos Campeões e sublinhou a importância de uma vitória sobre o Rapid Viena: "São três pontos decisivos".

"Quanto mais acreditamos na nossa competência, menos pressão sentimos. As pessoas acreditam em nós e temos de basear o nosso trabalho naquilo que queremos, que é regularidade nas exibições e na pontuação", explicou.

Satisfeito com a recuperação de Guarin - embora ainda não convocado - e com a proximidade de ter todo o plantel à disposição (falta apenas Mariano), o treinador revelou que o Rapid Viena é uma equipa "que pode causar surpresas", porque "explora bem os erros dos adversários, um pouco como o Sporting de Braga".

"São equilibrados defensivamente e depois saem para o contra-ataque rápida e agressivamente. Temos de ser concentrados e rigorosos, sobretudo no início do jogo. É uma equipa que pode surpreender quando joga fora, pela tal agressividade de transição. E já eliminou o Aston Villa", recordou.

Com a "obsessão" pelas vitórias, André Villas-Boas lembrou, por fim, a inexistência de equipas imbatíveis e assumiu que a vitória na Supertaça perante o Benfica "ajudou a consolidar a transmissão de ideias e a assimilação de processos".

"Foi uma vitória importante contra um adversário que não perdia com ninguém, que estava a fazer uma excelente pré-época e a prometer mundos e fundos", disse.

FC Porto e Rapid Viena jogam a partir das 20.05 horas, no estádio do Dragão, no Porto, num encontro do Grupo L da Liga Europa arbitrado pelo escocês Douglas McDonald.

in "jn.pt"

Sem comentários: