quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Objectivo: Dublin


Dublin, 18 de Maio de 2011; o local está definido, a data também. O FC Porto arranca amanhã na fase de grupos da Liga Europa com um objectivo assumido: voltar a vencer a competição que conquistou em 2003. Para além do prestígio que uma vitória internacional oferece, os dragões também procuram que esta participação na Liga Europa se torne interessante a nível financeiro. Como? Pois bem, ganhando-a. E aqui não há alternativa.

Na última temporada, os portistas arrecadaram cerca de 19 milhões de euros pela participação na Liga dos Campeões que acabou precocemente nos oitavos-de-final; na Liga Europa, o Fulham, finalista vencido, foi quem mais ganhou, mas conseguiu somar "apenas" 10 milhões de euros, já contabilizando neste total com uma importante fatia dos direitos televisivos direccionados para Inglaterra e descontando ainda o milhão que poderia ter acrescentado na eventualidade de ter vencido na final o Atlético de Madrid (o clube espanhol fez 6,3 milhões de euros, mas apenas porque foi repescado da Champions).

Os exemplos mais próximos ajudam a demonstrar como é importante chegar à final. Na última época, o Benfica recebeu perto de 2,9 milhões de euros por ter atingido os quartos-de-final, enquanto o Sporting se ficou pelos 2,2 milhões depois de ter sido eliminado nos "oitavos". O FC Porto apresenta-se como um dos favoritos à conquista da Liga Europa e André Villas-Boas assumiu recentemente que esse é um dos objectivos para esta temporada. Os cofres da SAD agradecem tamanha ambição.

Pinto da Costa assumiu e André Villas-Boas foi atrás

Primeiro foi Pinto da Costa a assumir o desejo de o FC Porto voltar a conquistar já esta temporada uma competição internacional; mais recentemente chegou a vez de André Villas-Boas afirmar que vencer a Liga Europa faz parte dos objectivos traçados para esta época. "O FC Porto tem um palmarés importante, quer ganhar a competição e isso é assumido por nós", revelou o treinador numa das conferências de Imprensa que se seguiwu aos jogos com o Genk. Mas o treinador disse mais: considerou que Besiktas, CSKA Sófia e Rapid Viena são adversário de respeito e que representam "viagens longas e difíceis".

Áustria é bom para a memória
 
O jogo de amanhã com os austríacos do Rapid de Viena traz imediatamente à memória dos adeptos portistas a final do Prater. No dia 27 de Maio de 1987 o FC Porto não espantou apenas os 62 mil espectadores que estiveram naquele estádio, mas sim todos os adeptos de futebol ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus.
O Bayern de Munique tinha a festa preparada e a degolação dos portistas assentava que nem uma luva à despedida do treinador alemão Udo Lattek. Os germânicos tinham eliminado o Real Madrid nas meias-finais e os portistas tinham retirado o Dínamo de Kiev do caminho do Bayern. Tudo preparado para a festa, mais ainda quando Kogl acendeu o rastilho com um golo aos 24 minutos. O que podia o FC Porto fazer? Tudo, decidiu Artur Jorge ao intervalo. E o tudo foi demolidor. Com o controlo do jogo, os portistas foram cercando a baliza de Jean-Marie Pfaff e Madjer, aos 77 minutos, marcou um dos mais bonitos golos em finais europeias, com o calcanhar. Por esta altura, Juary já aquecia os motores para bater recordes de velocidade. E, pouco depois de ter entrado, assinou a reviravolta no marcador. A festa estourou em Viena e no Porto.
Se esta é a ligação umbilical do FC Porto aos austríacos e a Viena, também há mais uma curiosidade a registar. Em 2002/03, antes de conquistar a Taça UEFA, o FC Porto defrontou o Áustria de Viena (rival do Rapid), no Prater, e ganhou por 1-0. No Porto venceu por 2-0. Amanhã há mais um capítulo austríaco para escrever

Dragão recebe árbitros de baliza

A UEFA nomeou um árbitro escocês para o encontro de amanhã com o Rapid de Viena. Douglas McDonald foi o escolhido e será auxiliado por Francis Andrews e Graham Chambers, para além de Steven Mclean e Stephen O'Reilly, que serão os árbitros de baliza. O Dragão prepara-se para receber pela primeira vez um jogo com árbitros de baliza, depois de na partida com o Genk, do play-off de apuramento, a equipa de arbitragem ter sido composta por apenas quatro elementos.

in "ojogo.pt"

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

A estas equipas, se ganhamos, apenas cumprimos a nossa obrigação, se perdemos, é uma grande desilusão.


Um abraço