terça-feira, 12 de outubro de 2010

"Belluschi tem de sentir liberdade"

Depois de uma época de estreia marcada por uma notória intermitência exibicional, Belluschi arrancou a todo o gás com André Villas-Boas, mesmo quando muitos apontavam para a titularidade inicial de Rúben Micael ao lado de Moutinho. O argentino realizou um grande estágio de pré-temporada e conquistou um lugar no onze; seguiram-se as boas exibições e a consolidação de um estatuto. Nery Pumpido, antigo treinador de Belluschi no Newell's Old Boys, explica, por entre muitos elogios, a forma como o médio rende mais em campo: "a jogar livre", tal como acontece, de resto, com André Villas-Boas. "Confesso que não vi muitos jogos dele no FC Porto, mas não preciso de o acompanhar de perto para saber que tem todas as condições para triunfar numa equipa grande, que reúne muitos jogadores de qualidade e que apregoa um futebol bonito. Para o Fernando render, é fundamental que se sinta com liberdade para jogar, e que não esteja muito preso a questões tácticas. E por isso creio que o FC Porto é o lugar ideal para ele. Para além disso, se Belluschi conseguir demostrar em Portugal todas as suas qualidades, estou certo de que ainda passará por outras ligas europeias mais importantes do que a portuguesa. Ele merece o melhor, porque é um rapaz extraordinário, muito simples e um grande profissional, sempre disposto a trabalhar e aprender. É um médio muito completo, daqueles que é difícil de encontrar no futebol argentino", explicou Nery Pumpido, em declarações a O JOGO.

O antigo treinador do médio argentino, que agora se encontra a trabalhar nos mexicanos do Veracruz, aproveitou ainda a conversa para recordar as principais qualidades de Belluschi, entre elas a polivalência para fazer bem qualquer uma das posições de meio-campo. "Tive a sorte de treinar o Fernando Belluschi no Newell's em 2005 e 2006. Nessa altura, já sabia que era um jogador com grande classe, porque já estava a jogar na primeira divisão há três anos e tinha sido uma das figuras da equipa que se sagrou campeã do Torneio Abertura de 2004. Apesar disso, nunca deixou de me surpreender pelas suas virtudes futebolísticas. Destaco-lhe a dinâmica como uma das suas características mais importantes. Isso permite-lhe jogar em praticamente todas as posições do meio-campo. Por exemplo, utilizei-o como médio pelas duas alas, sobretudo pelo lado direito, e também como segundo trinco. Muitas vezes também joguei com uma linha de três no meio e depois colocava o Fernando mais à frente, como médio-ofensivo. E ele cumpria todas as posições com grande qualidade", concluiu.

Finalizador de excelência e... com os olhos bem abertos

Os poucos golos que marcou desde que chegou ao FC Porto é um dos defeitos que podem ser apontados a Fernando Belluschi. No somatória de todos os jogos disputados desde que chegou a Portugal, o médio marcou "apenas" sete golos em 51 jogos. Curioso, no entanto, é o facto de já ter enviado mais de uma mão-cheia de remates aos postes... Nery Pumpido garante, no entanto, que o seu antigo jogador tem no remate um dos seus pontos fortes. "Belluschi teve um rendimento muito alto durante o ano e meio que o treinei. Recordo-me que marcou muitos golos (16 em 53 jogos) e o nível que atingiu levou-o, inclusivamente, à selecção argentina. E também foi nessa altura que o River Plate o contratou. Pouco tempo depois chegaram mesmo a pagar muito dinheiro por ele, tendo em conta a realidade do mercado argentino. Nesse momento, Fernando demonstrou uma grande capacidade para fazer golos, sobretudo através do seu excelente remate de fora de área, que conseguia executar com os dois pés. Para além disso, aparecia muitas vezes na área para finalizar e raramente desperdiçava as oportunidades que tinha, porque concluía muito bem as jogadas, sempre com os olhos bem abertos", explicou

Com João Moutinho a música é outra

A forma de jogar de João Moutinho, aliada à sua inteligência táctica, permite dar mais liberdade de movimentos a Belluschi, quando comparada com a forma de jogar da última temporada. Para além disso, o FC Porto privilegia agora a posse de bola, o que beneficia as características do médio.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: