terça-feira, 12 de outubro de 2010

Beto volta à baliza no F. C. Porto-Limianos


Está em perspectiva a mudança do titular da baliza do F. C. Porto, sábado próximo, frente ao Limianos, no jogo que marca a entrada dos dragões na Taça de Portugal (19 horas, no Dragão). Beto jogará de início, no lugar de Helton, pela segunda vez esta época.

A primeira vez de Beto, na corrente temporada, aconteceu na Liga Europa. O F. C. Porto já tinha vencido o Genk, na Bélgica, por 3-0 e tinha entreaberto a porta de entrada para a fase de grupos. Na segunda mão, no Dragão, numa medida de gestão, André Villas-Boas decidiu trocar de guarda-redes. A título oficial, foi a estreia de Beto na baliza portista, em 2010/11. A margem folgada obtida na Bélgica ajudou a um novo triunfo, agora por 4-2. Beto jogou os 90 minutos.

No sábado, de novo em casa, mas com o Limianos, da 3.ª Divisão, vislumbra-se o retomar da rotatividade. Vai abrir-se a tal janela de oportunidades sobre a qual Villas-Boas repetidamente tem falado. Helton descansa no fim-de-semana e Beto sobe a titular, com o terceiro guarda-redes, Kieszek, também à espreita.

Sub-17 Kadú chamado

O técnico tem boas razões para rodar. Aproveita o estímulo que a chamada à selecção terá proporcionado a Beto e vai poupando munições para o importante encontro da Liga Europa, na Turquia, com o Besiktas, marcado para a próxima semana (dia 21). Ontem, no Olival, Villas-Boas chamou o guarda-redes dos sub-17, Kadú, para os trabalhos.

A rotatividade não é uma novidade no Dragão. Nem para o próprio Beto. Na época passada, com Jesualdo Ferreira no comando do plantel, houve distribuição de tarefas. Na maioria dos desafios, a titularidade foi assumida por Helton, mas ao restante elenco também foi dado tempo de jogo. Nuno defendeu na Taça da Liga e Beto foi incumbido de mostrar serviço na Taça de Portugal. A diferença no trajecto de ambos esteve na ponta final: Nuno foi titular no Algarve (Benfica, 0-3), ao passo que Beto perdeu o posto para Helton, no Jamor (2-1, Chaves).

in "jn.pt"

Sem comentários: