terça-feira, 12 de outubro de 2010

Portugal 2 - Irlanda do Norte 0 (sub-23)


A Selecção Nacional de sub-23 garantiu esta terça-feira a qualificação para as meias-finais do International Challenge Trophy, competição organizada pela federação inglesa, com uma vitória sobre a Irlanda do Norte (2-0), no Estádio Municipal do Cartaxo, no último jogo do Grupo C. Agostinho Oliveira tinha apresentado o grupo como o «celeiro» da selecção principal, mas o que se viu foi uma equipa de serviços mínimos, com pouca vontade de se mostrar. Valeram as prestações de Bura, Pelé, André Santos e o espectacular golo de Castro a fechar o digno resultado.

Uma abertura longa de Miguel Lopes a destacar Orlando Sá na área logo no primeiro minuto prometia um jogo dinâmico e objectivo, mas as expectativas foram-se esvaindo com o passar dos minutos. A equipa de Agostinho Oliveira assumiu o controlo do jogo, reclamou a posse de bola, mas nunca conseguiu imprimir velocidade suficiente para provocar desequilíbrios na bem organizada defesa irlandesa. A primeira parte foi, assim, um longo bocejo para os quase mil e quinhentos adeptos que preencheram as bancadas, com excepção para um emotivo irlandês que viveu o jogo como se fosse uma final do Campeonato do Mundo.

Vieirinha, João Ribeiro, Ukra e Orlando Sá bem procuraram baralhar os irlandeses, com constantes trocas de posição, mas com a bola nos pés, os movimentos foram sempre previsíveis e facilmente anulados pela defesa irlandesa. A Irlanda apresentou-se com o típico futebol britânico, em 4x4x2, e num jogo bem mais pragmático do que os portugueses, com passes em profundidade, embora com a mesma ineficácia no último terço do terreno. A verdade é que o empate era suficiente para as cores nacionais, enquanto a Irlanda estava obrigada a vencer para aspirar chegar às meias-finais da competição.

Finalmente, golos e aplausos

Agostinho Oliveira não perdeu tempo e ao intervalo reestruturou a ala direita, prescindindo de Miguel Lopes e Nuno Coelho para lançar André Santos, para a defesa do flanco, e Éder para a frente de ataque, desviando Ukra para a direita. Alterações que surtiram efeito imediato, com a equipa portuguesa a subir uns metros no terreno e a pressionar mais perto da área de Keenan. O jogo ficou mais aberto e Bura quase marcou numa cabeçada a canto de Ukra. A Irlanda acabou por provar do próprio veneno e permitiu que Portugal ganhasse vantagem em contra-ataque. Depois de uma espectacular defesa de Ventura a remate de Boyce, André Santos foi rápido a decidir e lançou Orlando Sá, com um passe em profundidade. Perante a saída do guarda-redes, o avançado atirou cruzado.

Em vantagem, Portugal soltou-se e ofereceu, finalmente, algum brilhantismo ao jogo. Os irlandeses cederam mais espaços e Castro, que tinha acabado de entrar, fez o segundo golo, com um fulminante remate a mais de vinte metros da baliza de Keenan. Portugal garantia, assim, o primeiro lugar do Grupo C e a consequente qualificação para as meias-finais da competição, marcadas para Março do próximo ano.

FICHA DO JOGO

Estádio Municipal do Cartaxo

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)

Assistentes: Pedro Garcia e Ricardo Santos

4º árbitro: José Gomes

Assistência: 1.300 espectadores


PORTUGAL (4x3x3): Ventura; Miguel Lopes (André Santos, 46m), Bura, Bruno Pinheiro e André Marques; Nuno Coelho (Éder, 46m), Pelé e Vieirinha (Ivanildo, 79m); João Ribeiro (Castro, 70m), Orlando Sá e Ukra (Targino, 60m).

IRLANDA DO NORTE (4x4x2): Chris Keenan; Billy Joe Burns (Jay Magee, 84m), Archie Stewart, Chris Ramsey e Ross Redman; Phillip Lowry, Robert Garret, Jamie Mulgrew (Darren Boyce, 60m) e Martin Donnelly (Michael Carvill, 60m); Jordan Owens e Stuart Dallas (Curtis Allen, 68m).

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores: Orlando Sá (63m) e Golaço !!! Castro (77m).

Disciplina: cartão amarelo a Bruno Pinheiro (53m), Lowry (79m) e André Santos (84m).

Resultado final: 2-0.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: