terça-feira, 12 de outubro de 2010

Otamendi dá passos seguros para o onze

Nico Otamendi ainda não mereceu a confiança de Sergio Batista para a seleção argentina, mas até pode estar a beneficiar dessa circunstância para consolidar a sua posição na defesa do FC Porto. Ficou a trabalhar no Olival durante duas semanas só com a pressão de preparar o jogo da Taça de Portugal, frente ao Limianos, onde tudo indica será titular. Contudo, mais importante do que fazer parte da equipa num encontro que dificilmente lhe trará dificuldades acrescidas, El Chupe aproveitou para trabalhar aspetos técnicos e ouvir mais alguns conselhos de André Villas-Boas.

O ciclo competitivo que se segue é apertado e o internacional argentino deverá tornar-se parte integrante dos indiscutíveis muito em breve. Aliás, depois das boas exibições realizadas diante do Olhanense e CSKA Sofia, onde recolheu críticas bastante positivas, causou alguma surpresa a sua colocação no banco de suplentes em Guimarães. O técnico optou pela dupla que tão boas indicações tem dado desde o início da época (Rolando/Maicon) e que permite ao FC Porto possuir a defesa menos batida do campeonato. Não é, por isso, fácil a Villas-Boas mexer numa estrutura reconhecidamente vencedora.

Voz de comando

Só que também já toda a gente percebeu que Otamendi destaca-se pela sua voz de comando dentro do campo e não só pelas qualidades técnicas e táticas. Não obstante se sentir mais à vontade a alinhar descaído pela direita (com Maicon em campo), já o fez no lado contrário (ao lado de Rolando) e as indicações foram boas. A facilidade com que se adapta às necessidades da equipa é outro aspeto que o treinador valoriza no momento de fazer as escolhas para o onze.

Depois da saída de Bruno Alves para o futebol russo, o sector defensivo perdeu uma liderança que passou a ser exercida um pouco mais atrás, através do capitão Helton. Mas não chega e, como tal, a SAD avançou para Otamendi com a certeza de que estaria em vias de ganhar um novo comandante. Aos 22 anos, o central, que foi utilizado a lateral-direito no Mundial, está mais do que preparado para enfrentar as dificuldades do futebol europeu. Os adversários têm formas diferentes de se apresentar, mas a classe de um defesa vê-se na forma como torna simples a resolução dos problemas, por mais difíceis que sejam.

Neste capítulo, a imagem que passou com o Olhanense e em Sófia foi de completa tranquilidade e os adeptos aplaudiram. Rolando e Maicon vão ter de trabalhar para segurar o lugar, porque a tarefa adivinha-se complicada.

in "record.pt"

Sem comentários: