sábado, 27 de novembro de 2010

André, o mais recente fantasma leonino


Tal como Mourinho, o técnico do FC Porto esteve contratado pelo Sporting, mas foi Pinto da Costa a levar a melhor.

Apesar do reconhecido mérito, André Villas-Boas não se livrará tão cedo da sombra de José Mourinho. Não só porque acompanhou e aprendeu com o Special One no FC Porto, Chelsea e Inter de Milão, mas porque os seus percursos apresentam outras semelhanças. Assim como Mourinho, Villas-Boas também esteve prestes a ser apresentado pelo Sporting.
Em 2001, o agora treinador do Real Madrid saiu do Benfica e ia ser anunciado do outro lado da 2.ª Circular. O Sporting despediu Inácio - que tinha terminado com o jejum de 18 anos -, mas assim que os sócios souberam da possibilidade de Mourinho ser o sucessor invadiram a sala de imprensa do Estádio de Alvalade. O administrador da SAD, Luís Duque, recuou e Mourinho seguiu para a União de Leiria, antes de ser contratado pelo FC Porto, ainda em 2001. O percurso vitorioso do técnico setubalense mostra que este foi um erro histórico por parte do Sporting. E hoje ninguém sabe como teria sido o futuro desportivo dos leões e mesmo o do próprio José Mourinho.
Agora, André Villas-Boas surge como o novo fantasma em Alvalade e muitos já temem, por este início de campanha no Dragão, que o jovem técnico seja o segundo grande erro do Sporting. Villas-Boas começou a sua carreira a solo na Académica em Outubro do ano passado - depois de um divórcio complicado com Mourinho, de quem foi observador de adversários no FC Porto, no Chelsea e no Inter. Enquanto apelidava de palhaçada o acordo que a imprensa dava como certo com o Sporting, reunia-se com Bettencourt. Chegou a falar de adjuntos (Pedrosa ou Vidigal), mas, numa primeira fase, a Académica abriu muito a boca. E chegava Carvalhal a Alvalade.
Mesmo assim, Bettencourt continuava a insistir em Villas-Boas, agora para o final da temporada. Tudo ruiu com a saída de Sá Pinto e a chegada de Costinha. Este tinha contas antigas com Villas--Boas. Primeiro foi preterido para a equipa técnica de André na Briosa, depois ficou a saber de um relatório no tempo do FC Porto de Mourinho em que Villas-Boas aconselhava a sua não utilização. Finalmente, teve conhecimento de que, mais uma vez, Villas-Boas tinha-o rejeitado para a sua equipa técnica em Alvalade. O problema surgido com Izmailov e a escolha de Nuno Dias - antigo funcionário da Gestifute de Jorge Mendes, empresário de quem se distanciou quando a relação com Mourinho esfriou - para director de comunicação não agradaram a Villas-Boas. Este não foi consultado e recusou-se a aceitar a decisão unilateral, numa área que considera de grande importância. O acordo ruiu e o resto já se sabe: está hoje no FC Porto.
Mas o Sporting teve mais falhanços com treinadores. Jesus, a meio da época 2008/09, numa altura em que ainda não se sabia se Paulo Bento renovaria, foi considerado. Bento permaneceu, saiu dois meses depois do forever de Bettencourt. E sobre Jesus também já se sabe: foi campeão pelo Benfica.

in "dn.pt"

Sem comentários: