sábado, 27 de novembro de 2010

É difícil ganhar a olhar para baixo


A última vez que o FC Porto ganhou ao Sporting entrando no clássico com uma vantagem avultada na classificação, José Mourinho ainda treinava os dragões e entre os marcadores de golos portistas esteve Hélder Postiga. Foi em 2003, no jogo que serviu de festa do título para a equipa azul e branca e de despedida a Paulinho Santos. Não que entretanto a equipa nortenha não tenha abordado outros clássicos a precisar de olhar bem para o fundo da tabela para encontrar o adversário - só que, nessas circunstâncias… perdeu sempre. Razão para André Villas-Boas reforçar a mensagem que tem feito passar aos seus jogadores: há desafios perigosos que chegam do fundo da tabela.

A última derrota portista no campeonato - os 3-0 em Alvalade, em Fevereiro último - surgiu num clássico em que os dragões entraram com uma vantagem de 14 pontos sobre os leões. De nada lhes serviu, como de nada lhes tinham servido os mesmos 14 pontos com que tinham distanciado o Sporting à 17ª jornada de 2007/08: nessa ocasião, os de Alvalade impuseram-se por 2-0. Aliás, mesmo a derradeira vitória do Sporting no Dragão surgiu na última vez que a equipa verde e branca se deslocou ao Norte com uma desvantagem próxima da dezena de pontos: aos nove pontos de atraso que registavam em 2006/07 responderam com a vitória por 1-0 e a reabertura do campeonato.

Nos últimos 20 clássicos entre estas duas equipas a contar para a Liga, o FC Porto entrou 12 vezes em vantagem, contra apenas quatro do Sporting (e outras quatro em que as duas equipas tinham os mesmos pontos); mas é curioso verificar que quatro das cinco vitórias leoninas neste período tenham sucedido em jogos em que o FC Porto entrara em vantagem pontual (a excepção é o 1-0 na abertura da época, em 2001) e que os dragões já não batem o Sporting estando à frente na tabela desde Abril de 2006, quando um golo de Jorginho quase sentenciou o título.

21h15

Sport TV1

Estádio José Alvalade
Árbitro Jorge Sousa [AF Porto]
Assistentes José Ramalho e José Luís Melo

in "ojogo.pt"

Sem comentários: