quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Defesa menos batida das dez melhores ligas


Com Hulk, Falcao e Varela em destaque, muito se tem falado do ataque demolidor do FC Porto de André Villas-Boas, com a goleada ao Benfica a servir de exemplo perfeito. No entanto, e tal como salientou o treinador na conferência de Imprensa após o clássico, tudo começa na defesa, capaz de bloquear os adversários e dar início ao processo de construção de jogo.

Nesta altura, e tendo como referência o ranking da UEFA que estabelece os dez campeonatos mais fortes da Europa, com Inglaterra à cabeça e a Turquia na cauda (Portugal em sexto), nenhuma outra equipa consegue ter menos golos sofridos do que o FC Porto. Helton só sofreu quatro golos em dez jornadas do campeonato português, um número que não encontra paralelo, embora os campeonatos estejam em fases diferentes, e que merece ser destacado, quanto mais não seja pela saída de Bruno Alves, tido como esteio.

Estes são valores absolutos, porque também é verdade que se virmos a questão pelo lado das médias, há uma equipa que se evidencia e que pode ser considerada mais impermeável do que a portista. É o Shakhtar, da Ucrânia, que em 16 jogos do campeonato tem cinco golos sofridos, ou seja, apenas mais um do que o FC Porto, mas com mais partidas realizadas.

O último golo sofrido por Helton foi na oitava jornada, com o Leiria. O Braga, com dois golos na quarta jornada, e o Guimarães, foram as outras equipas que conseguiram marcar golos ao FC Porto esta época.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: