quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Guarín noutra dimensão

Clássico comprovou-o como alternativa a Fernando
 

No dia 16 de agosto de 2008, Jesualdo Ferreira tomou a mesma decisão de André Villas-Boas num clássico. Colocou Fredy Guarín na posição de trinco. Nessa altura, frente ao Sporting, na Supertaça, o colombiano, acabadinho de chegar ao clube, teve uma exibição desastrosa, tendo mesmo sido substituído. Agora, perante o Benfica, o médio foi aplaudido de pé quando deixou o relvado. Foi uma exibição “à Fernando”. Discreta, mas plena de eficácia.

Depois de bons desempenhos com a Académica e o Besiktas, o camisola 6 afirmou-se como principal alternativa ao brasileiro, ganhando a corrida a Souza, aquele que supostamente seria a opção natural para o lugar do Polvo. Mais uma prova superada. Mas o que mudou desde o primeiro jogo?

Passaram-se mais de dois anos e Guarín foi consolidando processos que desconhecia nos clubes que já representou. Não obstante o carisma de emblemas como o Boca Juniors e o Saint-Étienne, o colombiano assumiu que o FC Porto é o melhor clube por onde passou na carreira. Com Jesualdo Ferreira e Villas-Boas, o médio evoluiu a olhos vistos e amadureceu sob o ponto de vista tático. Foram queimadas várias etapas para conquistar o coração da nação portista.

Evolução

A dimensão do FC Porto foi algo que o intimidou quando colocou o pé em Portugal. Tinha então 22 anos e não escondia a sua preferência por posições mais próximas da linha avançada. O professor não lhe fez a vontade e colocou-o a trinco. Um verdadeiro desastre que se repetiu um mês depois quando ocupou essa mesma posição na segunda parte frente ao Arsenal (0-4).

Salvo uma ou outra exceção em encontros de menor importância, nunca mais o colombiano fez esse lugar com Jesualdo. O seu melhor período verificou-se no final da época passada, quando passou a alinhar no vértice ofensivo do meio-campo, no 4x4x2 de recurso. Marcou golos, fez assistências e conquistou o direito de renovar. A SAD reconheceu a sua progressão. Com a chegada de Villas-Boas, o trinco ganhou outra dimensão e Guarín agradeceu. Aquilo que tem para dar à equipa é muito mais do que um trinco que só defende.

in "record.pt"

Sem comentários: