segunda-feira, 16 de maio de 2011

Capitães reforçam sentido de união

O Braga pode não igualar o prestígio do FC Porto, mas o capitão Vandinho está confiante que o "espírito guerreiro" dos arsenalistas vai prevalecer frente a uma equipa que "pensa da mesma forma", diz o homólogo Helton.


O Braga pode não igualar o momento de forma ou prestígio do FC Porto, mas com os capitães de equipa, Vandinho e Helton, a revelarem as ambições das respectivas equipas antes da final da UEFA Europa League, na próxima quarta-feira, fica claro que no espírito de equipa são idênticas.
Apesar de haver 50 quilómetros de distância ao longo da auto-estrada A3, Porto e Braga são muito distintos no que toca a prestígio europeu. Os "dragões" conquistaram o seu 25º título de campeão português no início do mês passado, podem somar a 16ª Taça de Portugal no final da próxima semana, e chegam a Dublin em busca do sétimo título internacional. O palmarés do Braga conta apenas com a Taça de Portugal, em 1955/56.
Com 35 pontos a separá-los na classificação da Liga, existe a ideia de que pouco mudou, apesar de isso não levar em linha de conta a resistência férrea, segundo Vandinho. "Pensámos sempre jogo a jogo, acreditando que tudo era possível", disse o brasileiro. "Jogámos como equipa e mostrámos o espírito guerreiro que nos tornou famosos. Tivemos que trabalhar muito, e só dessa forma conseguimos chegar a esta final".
Os arsenalistas eliminaram pelo caminho Liverpool FC, FC Dynamo Kyiv e Benfica, aproveitando o seu estatuto de "outsider" vezes sem conta – o Porto está avisado. No entanto, a equipa de André Villas-Boas está habituada ao rótulo de favorita: ostentou-o durante toda a época. "Todos os jogadores trabalharam para isto", disse Helton, desmentindo a ideia de que foi tudo demasiado fácil. "Temos uma equipa que luta pelos mesmos objectivos, com estamos habituados a dizer: 'puxamos todos na mesma direcção'.
"A preparação para a final vai ser a mesma: o pensamento, o trabalho, vai ser tudo igual – não temos que melhorar ou parar de fazer algo só porque chegámos à final. O objectivo é sempre o mesmo". A atenção do Porto nas duas últimas eliminatórias tem-se centrado em arrasar o adversário, com a vitória nos quartos-de-final, sobre o FC Spartak Moskva, com um total de 10-3, a ser seguida por novo resultado volumoso frente ao Villarreal CF, nas meias-finais, por 7-4.
No entanto, o guardião Helton é rápido a dividir os louros por todas as posições, expressando a sua gratidão pelo quarteto "fantástico" que alinha imediatamente à sua frente. Poucas defesas estão ao mesmo nível que o ataque do FC Porto (até mesmo a sua defesa) – como o Braga bem sabe. "Aconteça o que acontecer, este grupo deve ser felicitado e vamos deixar o relvado de cabeça erguida", disse Vandinho. "Chegar à final, por si só, já é uma vitória. Dito isto, queremos ser campeões".
in "uefa.com"

1 comentário:

Eduardo Cordeiro disse...

A vencer desde 1893, avante FC PORTO.