segunda-feira, 16 de maio de 2011

Carreira na Europa valoriza estrelas do F.C. Porto e Braga


O plantel do F. C. Porto vale 237,5 milhões de euros, mais 78,8 milhões de euros do que no início da época (49,6%). O Braga, o outro finalista da Liga Europa, já triplicou a cotação: cresceu 28,27 milhões de euros, para 41,5 milhões (213,6%).
As excelentes carreiras de F. C. Porto e Braga na Liga Europa tiveram como consequência imediata a valorização dos jogadores, embora no caso dos portistas a percentagem não seja tão significativa, porque os futebolistas já tinham um lugar de destaque no mercado. O percurso internacional do Braga fez disparar a cotação dos atletas de forma mais evidente. Mas, no final da época, serão os dragões a estar na mira dos grandes clubes, uma vez que têm activos mais jovens e melhor cotados no plano europeu.
Segundo o agente FIFA Artur Fernandes, presidente da Associação Nacional de Agentes de Futebol, o plantel dos campeões nacionais valia 158,7 milhões de euros no início da época e agora vale 237,5 milhões, a partir de uma avaliação feita a cada jogador, o que equivale a um aumento de 49,6%. "Toda a estrutura tem um grande peso. O espírito de vitória aumenta o valor de mercado, porque qualquer clube no mundo dá preferência aos campeões", diz.

Mercado internacional em crise

O agente apresentou valores devidamente enquadrados com o contexto internacional, marcado pela recessão económica que também abala o mercado futebolístico. "Há pouco dinheiro por causa da crise. Por conselho da FIFA, muitos clubes preparam-se para ter receitas paralelas às despesas e isso vai baixar os investimentos", sublinha, esclarecendo que os campeonatos exteriores a Inglaterra, França, Itália, Espanha e Alemanha "podem praticar outros valores". E até "as lesões ou as durações dos contratos podem influenciar os cotações que são sempre voláteis".
No caso do F. C. Porto, há ainda a destacar a valorização de Falcao, que no início da época, segundo Artur Fernandes, valeria 15 milhões de euros e agora disparou para 40 milhões, ultrapassado a cláusula de rescisão definida pela SAD dos dragões. Por outro lado, Mariano González e Walter desvalorizaram, fruto de circunstâncias muito próprias: "O primeiro esteve lesionado e jogou pouco, o segundo não confirmou as expectativas que se criaram".

in "jn.pt"

Sem comentários: