segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dragões arrasam

O FC Porto, num espaço de dois dias, voltou a vencer o Benfica (93-60) na final do play-off da Liga Portuguesa e por números arrasadores que, de facto, expressam uma superioridade assinalável a todos os níveis.
O Benfica, bicampeão, voltou a não ter argumentos para um FC Porto organizado, criterioso, até por vezes com margem para ser criativo, e que ao longo do ano (líder da época regular e agora com vantagem de 2-0 na final à melhor de sete) tem demonstrado uma evolução notável relativamente à época anterior, em que tremeu nos momentos de maior pressão, cedendo, de resto, nos dois primeiros jogos da final disputados em Lisboa. Essa insegurança acabou.
A defesa é uma das maiores armas dos dragões, que não se deixam afectar pelas adversidades. Ontem, nos primeiros seis minutos, o Benfica parecia apostado em criar dificuldades, mas mais uma vez, sem pernas nem cabeça, acabou subjugado à velocidade do jogo dos portistas, os quais, no primeiro período, conseguiram dois parciais de 7-0, e depois um de 9-0, no segundo.
No controlo das acções dos rivais da Luz, os anfitriões conseguiram números interessantes nos roubos de bola (15) e desarmes de lançamento (5), mas o que realmente levou os adeptos a levantarem-se da cadeira foram os 13 triplos (contra apenas um dos encarnados, pelo capitão Sérgio Ramos), porque o espectáculo é o que faz as pessoas comprar bilhete.
Com tamanha exibição não haverá adversário que consiga fugir ao nervoso miudinho, daí as pequenas chamadas de atenção entre os jogadores do Benfica e até alguns ligeiros amuos. Compreensível.
Se a vantagem máxima do FC Porto, no primeiro jogo, foi de 30 pontos, ontem chegou aos 37 (85-48). É esta alta rotação que os dragões vão procurar manter, sabendo que os próximos dois encontros (sexta, dia 20, e domingo, dia 22) serão na Luz. Assim, enquanto o técnico Moncho López fez questão de desvalorizar os números, o treinador Henrique Vieira, recusando a resignação, já fez saber que a sua equipa é mais forte em casa e que acredita num regresso do Benfica ao Dragão Caixa, no dia 26.
Recorde-se que o FC Porto não é campeão há uns longos sete anos (2003/04) - com Luís Magalhães - e há muito que não jogava de forma tão apaixonada e apaixonante.
Em 2009/10, já com Moncho López, esteve muito perto do título. Agora insiste e já se precebeu que para o travar, o Benfica terá de se transfigurar, mesmo jogando em casa.


Figura | Julian Terrell

Certeiro no jogo interior

Julian Terrell foi o jogador mais valioso do encontro e, sobretudo no primeiro parcial, ao somar dez pontos e quatro ressaltos, mostrou porque mereceu o título de MVP. Devido ao tiro certeiro no jogo interior, Julian Terrell foi ajudando a alargar a vantagem no marcador, acabando por contabilizar 18 pontos, oito ressaltos e uma assistência.


FC Porto 93 | Benfica 60

Dragão Caixa
1º árbitro Luís Lopes 2º árbitro Carlos Santos 3º árbitro Fernando Rezende
-

FC Porto

Julian Terrell 18
Sean Ogirri 14
Gregory Stempin 9
Nuno Marçal 8
Carlos Andrade 16
Diogo Correia 3
João Soares -
Pedro Catarino 4
Miguel Miranda 5
David Gomes -
José Costa 10
João Santos 6
Treinador Moncho López


Benfica

10 Heshimu Evans
11 Sérgio Ramos
8 Miguel Minhava
8 Ben Reed
8 Gregory Jenkins
- António Tavares
6 Diogo Carreira
- R. Mascarenhas
9 Elvis Evora
- Marquin Chandler
nj João Ferreirinho
Treinador Henrique Vieira

Declarações

Moncho López, treinador do FC Porto

"Se ganhar apenas por um é igualmente importante"

"Há que manter a humildade e trabalhar". O aviso é de Moncho López. "Se na sexta-feira o FC Porto ganhar apenas por um, é igualmente bonito e importante como hoje (ontem)", referiu o treinador do FC Porto. "Temos que manter este estado de prontidão, para o Benfica não nos surpreender. Vão jogar em casa e, tal como aconteceu no Dragão Caixa, a diferença acentua-se com o apoio dos adeptos que alimentam a ambição dos jogadores", lembrou. "Adoro os adeptos. Sinto-me muito bem e fico emocionado, mas tenho que manter a calma", afirmou o treinador portista referindo-se aos 2056 espectadores de ontem.


Henrique Vieira, treinador do Benfica

"É mais que legítimo pensar que voltamos para o quinto jogo"

"Lamentavelmente, num fim-de-semana em que o FC Porto foi muito forte, não conseguimos encontrar o caminho para o cesto", afirmou Henrique Vieira. Mas o treinador continua a acreditar: "Em casa, com certeza, vamos ser mais fortes, por isso é mais que legítimo pensar que voltamos aqui para o quinto jogo". Com a eliminatória a favor do FC Porto, Henrique Vieira sabe "que é difícil", mas , confiante, referiu: "A história dos play-offs diz-nos que uma semana é muito tempo, para se rectificar os erros".

Jogadores

"Os resultados são um pouco enganadores, não transmitem o que é a equipa do Benfica. Na Luz vão ser dois jogos complicados, mas acredito que, se trabalharmos da mesma maneira, iremos atingir o objectivo, de sermos campeões".
Carlos Andrade, jogador FC Porto

"Apesar de a eliminatória estar 2-0 e de jogarmos agora em casa foram derrotas muito pesadas que deixam algumas marcas. Temos que vencer o terceiro jogo, para animar e entrar na luta pelo título, se não vai ser difícil".
Diogo Carreira, jogador Benfica

in "ojogo.pt"

Sem comentários: