segunda-feira, 16 de maio de 2011

Eleição i. Attention Dublin, here they are

Finalistas da Liga Europa, FC Porto e Sp. Braga, dominam os melhores da Liga 2010/11. Coentrão é o único ''intruso''


La crème de la crème, que é como quem diz a nata do campeonato português, mora no Norte. Entre o campeão FC Porto e o quarto classificado, Sporting de Braga, estão 50 quilómetros de distância e dez dos melhores jogadores da Liga 2010/11. Como um espelho do que se passou no campeonato, o palco de Dublin vai receber estes futebolistas, na primeira final portuguesa em competições europeias. É o culminar de uma temporada praticamente perfeita dos dragões e a consolidação do trabalho iniciado por Domingos em 2009/10 no Braga - lutou pelo título até à última jornada e esta época levou a equipa à final da Liga Europa.

Assim, não é de todo surpreendente que no onze escolhido pelo i estejam representados seis jogadores do FC Porto (Helton, Sílvio, Rolando, Rodríguez, Coentrão, Guarín, Vandinho, Moutinho, Alan, Hulk e Falcao). O destaque vai para Hulk, melhor marcador da Liga, e o jogador mais decisivo dos dragões na prova. Depois do castigo na época passada, devido ao polémico caso do túnel da Luz, o brasileiro demonstrou que estava com fome de bola. Talvez por isso, um dia antes do final da Liga, o FC Porto tenha renovado o seu contrato até 2016 e adquirido mais 40% do passe (no total, os dragões gastaram 19 milhões em 90% dos direitos do avançado). Hulk passou a ser o jogador mais caro de sempre para um clube português. Mas será que o Incrível se vai manter em Portugal na próxima época?

Nos vizinhos minhotos, Domingos continuou a valorizar o plantel. Sílvio, Rodríguez, Vandinho e Alan entram também nos melhores da Liga. Consequência disso, a equipa do Braga vai ficar novamente desfalcada para 2011/12. O lateral, que chegou à selecção A, vai para o Atlético de Madrid, enquanto o contral peruano deve acompanhar o treinador arsenalista para o Sporting. Artur, o guarda-redes revelação, poderá jogar na Luz na próxima época, depois de Roberto (na equipa dos flops), que custou 8,5 milhões de euros ao Benfica, ter ficado aquém do esperado.

Mas o guardião espanhol não foi o único a desiludir os adeptos encarnados. A equipa de Jorge Jesus não conseguiu revalidar o título e, dos sete jogadores entre os melhores da época passada, só um ficou. Fábio Coentrão, pois claro. O esquerdino foi o melhor do Benfica e difícilmente o jogo contra a União de Leiria não será o da despedida. Gaitán e Salvio também são merecedores de elogios. Na estreia em Portugal, os extremos argentinos convenceram tudo e todos.

O Paços de Ferreira, uma das equipas sensação, pelo futebol que praticou, colocou dois jogadores na equipa das revelações. David Simão, médio de 21 anos que pertence ao Benfica, e Mário Rondón, venezuelano de 25 anos que marcou nove golos na Liga.

Após mais uma época decepcionante, o Sporting não tem nenhum jogador nos melhores e apenas André Santos integra as revelações. Poucos esperavam que o jovem de 22 anos fosse o melhor médio centro dos leões esta época, depois de um ano emprestado à União de Leiria. No extremo oposto, cinco atletas verdes e brancos acompanham os benfiquistas Roberto e Sidnei como desilusões. Torsiglieri nunca pareceu totalmente adaptado, Grimi já nem alternativa aparenta ser a Evaldo, Tales não contou (zero minutos), Maniche produziu pouco para o estatuto e ordenado em Alvalade (aufere 1,5 milhões de euros/época), e Cristiano chegou a custo zero - depois da saída de Liedson - para sair sem deixar saudades cinco meses depois.

Se qualquer escolha dos melhores é sempre alvo de discussão - sim, jogadores como Luisão, Fernando, Varela ou Rui Patrício podiam estar no onze da temporada -, olhando para os bancos de suplentes não há a mínima dúvida. Villas-Boas foi o melhor treinador. Ponto. Aos 33 anos liderar o FC Porto a um campeonato invicto e estar nas finais da Liga Europa e Taça de Portugal são motivos mais do que suficientes para não haver discussão. A guerra entre o miúdo e o graúdo Jorge Jesus começou logo em Agosto, mas em Maio só há um veredicto. Villas-Boas venceu por KO.

Ponto de encontro: Dublin O FC Porto realiza esta manhã o último treino em solo nacional e viaja para Dublin às 20h45. Moutinho já está recuperado da lesão e é opção para Villas-Boas.

No Minho, o panorama clínico não é tão animador para Domingos. Miguel Garcia, Rodríguez e Paulo César não estão a 100% e terão de ser avaliados. No entanto, os três jogadores devem recuperar a tempo de jogar no dia 18 de Maio. Os bracarenses treinam hoje e amanhã voam para a capital irlandesa.


in "ionline.pt"

Sem comentários: